Diferença entre esportes Cíclicos, Acíclicos e Acíclicos Mistos
Você sendo esportista, ou apenas adepto(a) da atividade física, já ouviu em falar sobre o que são esportes cíclicos e acíclicos?
Não? Então venho aqui trazer esta curiosidade…
Sabemos que a ciência está o tempo todo evoluindo e encontrando coisas novas, atualizando ou extinguindo outras. Os cientistas, dentro das diferentes áreas, tentam sempre buscar níveis de aperfeiçoamento para todo tipo de conhecimento já existente. Certamente, dentro do mundo esportivo não seria diferente. Isso pois, 1 milésimo de segundo pode determinar um campeão.
Classificar as habilidades utilizadas em determinados movimentos ou tipo de esportes tem um papel importante na seleção de métodos de ensino ou de treinamento. Muitos conceitos já foram sugeridos para classificar determinados esportes como: individuais (natação, atletismo, ginástica) e esportes em equipe ou coletivos (futebol, rugby, basquete). Além disto, existe as classificações motoras como por exemplo: força, velocidade, coordenação, se é aeróbio e etc. Classificação fisiológica: aeróbia ou anaeróbia. Por fim, além das classificações já citadas, existe um método mais popular. Neste caso me refiro a classificação que pode ser biomecânica e que considera os esportes como cíclicos, acíclicos e acíclicos combinadas.
Habilidades Cíclicas
Têm como característica os movimentos repetitivos e cíclicos. Ou seja, ao fim de cada ciclo de movimento, todas as partes do corpo do atleta voltam para a posição de início. Portanto, possibilita a repetição durante muito tempo do mesmo movimento. Temos como exemplo os esportes de: caminhada, corrida, natação, ciclismo, remo, canoagem, entre outros.
Habilidade Acíclica
Neste modelo existe a variação no final do movimento em comparação à ação inicial. Esta habilidade acaba excluindo a possibilidade de repetição continua do padrão de movimento. Como exemplo temos esportes como: lançamento de disco, de peso, a maioria das ginásticas, os esportes em equipe e outros. Vejamos o exemplo do lançamento de disco: ao lançar o disco é necessário um primeiro impulso, em seguida a transição, o giro, a liberação do disco e por fim o passo reverso. Todos estes movimentos executados em apenas uma ação.
Habilidades Acíclicas Combinadas
Aqui teremos os movimentos cíclicos seguidos por um movimento acíclico. No exemplo esportivo temos: patinação artística ou eventos de saltos no atletismo. Vamos imaginar o último item: o salto no atletismo. Apesar das ações estarem vinculadas, cada ação é facilmente distinguida quando o momento cíclico é a corrida antes do salto e o momento acíclico fica a cargo do impulso para o salto.
Agora que sei essas diferenças, como usá-las no meu treinamento?
Bom, ao pensar nessa estrutura de habilidade esportiva, conseguimos estabelecer as direções do treinamento. Pois, nos esportes denominados cíclicos, como a corrida, o remo, natação e ciclismo, já conseguimos identificar as capacidades a serem trabalhadas, como a velocidade e resistência. Pensando nas atividades acíclicas, como ginástica ou patinação artística, temos como mais importantes as capacidades de coordenação, força e velocidade.
O desempenho de um atleta ou aluno durante um treino ou competição irá depender da junção de diferentes fatores. Isto é fato! Neste sentido, compreender os tipos de habilidades esportivas, além do reconhecimento das especificidades das modalidades, ajudam a complementar e direcionar os tipos de treinamento e alcançar melhores resultados.
Foto Destaque: mali maeder no Pexels.