Saiba como Calcular as Calorias que Você Consome
Esses dias, conversando com uma amiga, ela me passou o seguinte relato: “Eu fui viajar, fiquei quase 1 mês na casa da minha família e ganhei 4kg”.
Esse breve relato me fez refletir sobre o processo de engordar e emagrecer. Algumas pessoas realmente não se importam com a qualidade, quantidade e as famosas “calorias” contidas em cada alimento.
Por outro lado, existem aquelas que contam cada caloria e se preocupam com os kg a mais que ganham. Bom, muitas delas tem essa preocupação pois almejam algum objetivo. Podemos citar como exemplo: participar de algum evento esportivo, manter-se em um peso em que ela considera ideal, melhorar a saúde e por aí vai.
Para que esses objetivos sejam alcançados, certamente o leque de estratégias para perder essas calorias, ou esses kg a mais, é enorme.
Calorias
Basicamente as calorias são a quantidade de energia que o alimento fornece ao nosso organismo. Essa energia gerada nos permite manter o corpo funcionando. Porém, em excesso, nosso metabolismo transforma essa energia em gordura. E é neste caso que acaba levando à preocupação de muita gente.
As calorias, como muita gente pensa, não estão presentes somente nos carboidratos ou “comidas gordurosas”. Elas também podem ser encontradas nas proteínas.
Vale destacar que esses 3 elementos correspondem ao grupo de macronutrientes que, majoritariamente, são utilizados para a obtenção de energia. Portanto, de maneira geral, existe 3 formas de encontrar as calorias: nos carboidratos, gorduras e por fim nas proteínas.
Como Calcular a quantidade de calorias?
Existem várias tabelas disponíveis que podem ser utilizadas como referência para saber a quantidade de calorias que você está ingerindo em cada tipo de alimento. Contudo, existe uma conta bem fácil de fazer para determinar este valor.
Para isso você deve saber que:
1 grama de carboidratos = 4 Calorias
1 grama de gorduras = 9 Calorias
1 grama de proteínas = 4 Calorias
Este é um método conhecido como a regra do 4-9-4 que se baseia na composição nutricional dos alimentos. Por fim, para obter o valor calórico total, é só multiplicar o valor em gramas de cada macronutriente pela quantidade de calorias respectiva.
Exemplo
- 100g de grão-de-bico são compostos por 61g de carboidratos, 6g de gorduras e 19g de proteínas.
Carboidratos: 61 x 4 = 244
Gorduras: 6 x 9 = 54
Proteínas: 19 x 4 = 76
Total: 244 + 76 + 54 = 374
Sendo assim, 100g de grão-de-bico possuem 374 calorias.
Agora você deve prestar atenção em alguns pontos:
1 – Por se tratar de um cálculo geral, este valor só leva em consideração a quantidade de calorias ingeridas e não o que se está comendo ou sua qualidade. Por exemplo: 10 g de carboidratos vindos do açúcar oferecem a mesma energia que de uma banana, mas não a mesma qualidade;
2 – Outro exemplo são as gorduras. Mesmo que que sejam as “vilãs” da alimentação, ela também é importante para algumas funções como por exemplo a produção de alguns hormônios. Neste caso, menciono sobre um tipo de gordura saudável: o azeite de oliva.
3 – Existem outros componentes dentro da alimentação como os minerais e vitaminas que não fornecem energia. Contudo, são extremamente importantes e, por este motivo, devemos nos atentar aos alimentos que fornecem esses micronutrientes.
Por fim, esteja sempre atento a base de dados que utilizará para descobrir esses valores.
Segue a sugestão de um banco de dados, criado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, que utiliza as bases de dados norte-americanas, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) como referência.
Para acessar a tabela clique AQUI!
A quantidade de calorias que cada pessoa deve ingerir vai depender não só do objetivo, mas também da taxa metabólica basal (quantidade de energia que o corpo gasta em repouso, com base na idade, o sexo, altura e peso).
Portanto, é pertinente deixar claro que somente o profissional é quem vai determinar os valores corretos de cada micro ou macronutriente, de acordo com a necessidade e objetivo de cada pessoa!
Foto Destaque: Clayton Robbins no Unsplash