Atividade Física: Novas diretrizes estabelecidas pela OMS
Já está mais do que provado que a prática regular de atividades físicas contribui para nossa saúde. A atividade física regular ajuda a prevenir doenças como hipertensão e acidentes vasculares. Além disso, contribui no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis como doenças cardíacas ou diabetes. E por fim, ajuda bastante na saúde mental, melhoria da qualidade de vida e no nosso bem estar.
Tendo a certeza de todo esse cenário de benefícios que a prática de atividades físicas nos traz – já que o mundo está se tornando cada vez menos ativo – a Organização Mundial da Saúde (OMS) de tempos em tempos faz atualizações sobre às diretrizes relacionadas à saúde.
Atividade Física: Novas diretrizes estabelecidas pela OMS
Nesse ano de 2020, em meio ao caos da COVID-19, uma das atualizações está nas novas diretrizes relacionadas ao tempo da prática de atividade física.
E como o objetivo deste blog é lhe trazer informações, fique atento às novas diretrizes estabelecidas pela OMS!
A nova recomendação indica que os adultos e idosos saudáveis devam realizar, semanalmente, atividades físicas entre 150 a 300min, caso seja em intensidade moderada. Agora, se a intensidade for alta, o tempo estimado deve ser entre 75 a 150min semanalmente.
Para se ter um comparativo, as diretrizes publicadas em 2010, recomendava pelo menos 150min por semana.
Vale relembrar que a atividade física é qualquer movimento realizado em nosso dia a dia. Este movimento deve resultar em estímulos nos músculos e gasto energético como: andar, correr ou subir escadas. Agora, ao que se refere aos exercícios físicos, estas são práticas programadas. Ou seja, para isso deve existir uma sequência de movimentos que busquem um objetivo concreto: seja ligado à saúde ou à estética (ou aos dois). Portanto, todo exercício é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício.
- Lembre-se que participar de alguma atividade física é melhor do que nada!
- Substitua o seu tempo sedentário e mova-se!
Texto em PDF – AQUI
Foto de Daniel Reche no Pexels