Teste de Suficiência Física – Polícia e Bombeiro Militar do Paraná
O concurso da Polícia e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná segue como tantos outros concursos: adiados em decorrência do agravamento da pandemia.
Sendo assim, é necessário que os candidatos estejam cada vez mais ligados nas datas das provas.
Este é um concurso um tanto diferenciado para aqueles que almejam o cargo no Corpo de Bombeiros Militar. Isto pois, além do Teste de Suficiência Física – TSF, ainda tem o Teste de Habilidade Específica – THE
TESTE DE SUFICIÊNCIA FÍSICA – POLÍCIA E BOMBEIRO MILITAR DO PARANÁ
** Os Teste de Suficiência Física estão todos especificados no anexo III do edital.
As provas são as mesmas independente do cargo almejado, porém com diferença para homens e mulheres. Ao total são 3 testes para ambos: Shuttle Run (agilidade e velocidade), tração em barra fixa (força membros superiores) e corrida de 2.400 metros (capacidade cardiorrespiratória) para os homens. Para as mulheres são os mesmos testes. Contudo, a diferença está na barra que deverá ser isométrica.
SHUTTLE RUN
Posição Inicial: O candidato se coloca atrás da linha de largada.
Execução: ao comando de voz do avaliador, o candidato inicia o teste com o acionamento concomitante do cronômetro. O candidato corre até os tacos colocados após a linha demarcatória, pega um deles e retorna ao ponto de onde partiu, depositando este taco atrás da linha de partida. Em seguida, sem interromper a corrida, vai buscar o segundo taco, procedendo da mesma forma.
Como é a pista do teste? a pista do teste deve ter 9,14 metros. A medição das extremidades externas das linhas que limitam o espaço demarcado e os tacos devem estar depositados a 10 (dez) centímetros. Devem ficar posicionados, longitudinalmente, além da linha oposta à da largada, separados lateralmente por uma distância de 30 (trinta) centímetros.
Validação do Teste: Por fim, o cronômetro é parado quando o candidato deposita o último taco no solo e ultrapassa, com pelo menos um dos pés, a linha final. Ao pegar ou deixar o taco, o candidato terá que transpor pelo menos um dos pés das linhas que limitam o espaço demarcado. O taco não deve ser jogado, mas, sim, depositado ao solo, não podendo ficar sobre as linhas demarcatórias.
** Neste teste o candidato terá duas tentativas, sendo a segunda caso o candidato queira. Caso a o candidato queira, será anotado o melhor tempo.
TRAÇÃO NA BARRA FIXA (masculino)
Posição Inicial: pegada na barra, posição pronação, braços estendidos, pés fora do solo;
Execução: flexionar os braços, ultrapassando o queixo da parte superior da barra e voltar à posição inicial, ficando com os braços completamente estendidos;
Contagem: válidas as trações corretamente executadas, encerrando-se o exercício assim que o candidato largar a barra;
Validação do Teste: Neste caso, são consideradas as trações realizadas em que o queixo ultrapasse a altura da barra em um ângulo reto e não tenha havido impulso com as pernas, corpo ou qualquer outro auxílio.
ISOMETRIA NA BARRA FIXA (feminino)
Posição inicial: pegada na barra na posição pronação, braços flexionados, queixo em ângulo reto com o pescoço acima da parte superior da barra;
Execução: a marcação do tempo se dará com o acionamento do cronômetro quando o queixo da avaliada estiver acima do nível da barra, concomitante com os pés suspensos, sendo considerado o tempo enquanto a candidata permanecer desta forma;
Validação do Teste: em conclusão, quando a candidata abaixar o queixo do nível superior da barra ou se utilizar de qualquer apoio, o cronômetro será travado e o tempo anotado.
CORRIDA DE 2.400m
Este teste, em comparação a editais de outras provas, é um pouco mais longo. Para este teste é necessário que o candidato tenha que ter treinado bastante. Porém, não é difícil!
Execução: o candidato deverá percorrer a distância de 2.400m (dois mil e quatrocentos metros). Este percurso pode ser correndo ou andando, não sendo permitido parar durante o percurso;
Validação do Teste: ao final desse teste, será considerado o tempo levado para percorrer a distância prevista. Durante a execução do teste, os fiscais da prova acompanharão o correto cumprimento do exercício. Isso quer dizer: a distância percorrida pelo candidato e o tempo de sua realização.
Importante: por fim, responsabilidade de contar as voltas executadas na pista de teste é única e exclusiva do candidato. Portanto, você quem fica responsável por contar as voltas na pista e pela distância que correu. Os avaliadores não irão te avisar qual a distância em que você já percorreu. Ou seja, se você se perder nas voltas e parar antes, será caracterizado como desistência e ai caracteriza a eliminação da prova já que não é permitido parar durante o teste.
Sobre o edital de prova é isso, agora acompanhe as nossas dicas e boa prova!
Dicas!
Como fazer Shuttle Run (Corrida Vai-e-vem)
Exercícios do TAF- Como fazer Flexão de Braços sobre o solo (ou Flexão 6 apoios).
Treino para melhorar Flexão de Braço e Flexão de Braço com 6 apoios do TAF
Exercícios do TAF – Dicas Corrida de 50m, Corrida de 12 minutos e 50m de natação
Treino para melhorar Corrida de 50m e Corrida de 12 minutos do TAF
**Estes vídeos foram feitos com base para o TAF do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.
Você pode ter um Treinamento totalmente individualizado e melhorar seu rendimento no Teste de Aptidão Física (TAF) dos concursos públicos clicando AQUI!
Fonte da Foto Destaque: GMCONLINE