Posição Anatômica e as Direções do Corpo Humano
O corpo humano, como bem sabemos, é algo extremamente incrível e cheio de detalhes. E para tornar o conhecimento, sobre os detalhes do nosso corpo mais fácil, rápido e de uma maneira universal, cada um destes detalhes foram mapeados e nomeados. Ou seja, isso faz com que tenhamos uma comunicação precisa sobre o nosso corpo partilhado com diferentes profissionais ou não.
Contudo, nem sempre a descrição da localização do corpo, a nomenclatura de um movimento ou até mesmo de onde ele parte, é uma coisa tão fácil de ser entendida. Por este motivo, em nível de curiosidade, gostaria de esclarecer brevemente alguns termos direcionais do nosso corpo.
Bom, esse é um guia “basicão” e por ser assim bem básico, certamente você não terá dificuldades de entender.
Para um fácil entendimento, deve-se imaginar um corpo em sua forma anatômica. Para esta posição, deve-se considerar a imagem de um corpo na posição de pé, voltada com a cabeça e olhos para frente. Ao longo do corpo os braços estarão estendidos, com as palmas das mãos voltada para frente e os polegares apontando para fora. As pernas devem estar levemente afastadas e com os pés paralelos.
Pronto, imaginando um corpo em sua posição anatômica – ou como a foto ao lado -, podemos entender melhor as direções do nosso corpo.
Posição Anatômica e as Direções do Corpo Humano
Vistas Anterior/Frontal/ Ventral: Estas 3 direções terão relação com a parte da frente do corpo;
Vistas Posterior/Dorsal: Direções para a parte de trás ou costas do nosso corpo;
Superior ou Cranial: A parte de cima de cima do corpo. Como referência podemos usar a cabeça, ombros até a região da cintura;
Inferior ou Caudal: A parte de baixo do corpo, tendo como referência a região da cintura, pernas até os pés;
Mediano/Medial/Lateral: O termo mediano serve para identificar uma linha média do nosso corpo; Falando de uma maneira bem simples, a linha média é uma linha imaginária que corta o corpo e passa bem em meio do nosso umbigo. A partir da linha mediana, podemos identificar medial como a parte do corpo que estará mais próxima do plano mediano. Se uma parte fica próxima ao meio do corpo, o que está mais afastado do plano medial será a lateral.
Proximal e Distal: São duas porções de um membro relacionadas a sua origem. Isso quer dizer que um lado será proximal a sua origem e o outro será distal. Vou usar como exemplo um membro superior, neste caso os braços. A parte de sua origem, neste caso o ombro, é o início do membro, por isso será denominada a parte proximal. Por outro lado, o que faz referência a porção distal, seria a mão. Isso pois as mãos estão mais longe da sua inserção de origem.
Este foi mesmo um guia bem básico. Certamente muitos destes termos já são de conhecimento desde quando somos crianças. Contudo, todo conhecimento é válido, não é mesmo?
Próxima postagem…
Dando continuidade, a próxima postagem será sobre os planos e os eixos. Isso pois, os planos e eixos nos ajudam a localizar e descrever os nossos movimentos de uma maneira mais rápida e fácil.
Fonte da Foto: Brasil Escola