Principais Movimentos do Corpo Humano
Nos posts anteriores falamos sobre a posição anatômica e as direções do corpo humano e também sobre os planos e eixos. Agora, como forma de complementar o que foi dito antes, irei abordar sobre os movimentos que nosso corpo realiza.
Eu não sei vocês, mas quando eu estava na escola, essa informação sempre chegava como: “estica a perninha”, “gira os braços” ou “abre e fecha os braços”. Aí você cresce, passa a frequentar a academia e algumas dessas informações permanecem. A academia é apenas um pequeno exemplo sobre este tema. Isso porque, é na academia em que você mais encontra os nomes de alguns movimentos, realizados pelo corpo humano, como referência em alguns aparelhos. Como por exemplo a cadeira flexora e extensora, o supino e até a tal das cadeiras adutoras e abdutoras.
Primeiramente, devemos saber que estes movimentos ocorrem nas articulações de regiões como as dos ombros, joelhos, tornozelos. Além disso, os movimentos sempre irão ocorrer em torno de determinados planos e eixos.
Como exemplo, segue a lista dos principais movimentos articulares que o nosso corpo realiza:
Principais Movimentos do Corpo Humano
Flexão e Extensão:
Estes movimentos podem acontecer em algumas partes do nosso corpo. Como por exemplo: os joelhos, cotovelos, pescoço, ombros e também a coluna vertebral. Na articulação do tornozelo, ou seja, nos pés, acontecem os movimentos de dorso flexão (calcanhar no chão e pontas dos dedos para cima) e flexão plantar (ponta dos pés para baixo).
Ainda temos a hiperextensão, que neste caso é a continuação da extensão mas que neste caso será além da posição anatômica.
Adução e Abdução:
Acontecem nos braços e nas pernas quando os movemos para fora da linha central do corpo. Os braços irão se mover com relação a articulação do ombro e as pernas com relação a articulação do quadril.
Quando voltamos ao exemplo da escola, quando o professor nos dizia “abre e fecha os braços”, ele na verdade estava nos dizendo que o movimento de abrir o braço seria a abdução e ao fecha-los, o movimento seria de adução. Bem mais rápido dizer abre e fecha, não é mesmo?
Pronação e Supinação
O movimento de pronação e supinação acontece em nosso antebraço. Lembrando da posição anatômica, quando estamos com a palma da mão voltada para frente, quer dizer que ela está em posição de supinação. Sendo assim, o girar o antebraço para o outro lado, neste caso voltar as mãos para trás, o movimento será de pronação.
Elevação e Depressão
Fica fácil de identificar este movimento nos ombros (precisamente as escápulas). Isso quer dizer que, ao move-los para cima, em direção as orelhas, temos o movimento de elevação. Agora, ao mover para baixo, o movimento contrário será de depressão.
Circundução
é a combinação de todos esses movimentos numa sequência em que a parte da extremidade faz um grande círculo no ar, enquanto as partes próximas à extremidade proximal fazem um círculo pequeno.
Basicamente, quando lá na escola os professores nos pediam para girar o braço para trás ou para frente.
Anteversão e Retroversão
Neste caso, podemos imaginar da seguinte maneira: as referência do “ante” e do “retro” versão é a parte superior da pelve. Isso quer dizer que se faz anteversão, a parte superior vai pra frente. Agora, quando se faz faz retroversão, a pelve se move para trás.
Rotação
Neste movimento não confunda a rotação com circundução. A rotação interna ou medial ocorre quando voltamos o segmento para “dentro” da linha mediana. Por outro lado, a rotação externa ou lateral é o oposto da medial, ou seja, o segmento irá girar para fora.
Movimentos e suas Articulações
Por fim, para não deixar dúvidas, segue uma lista de onde estes movimentos podem ocorrer:
Tornozelo: dorsiflexão (ou flexão dorsal), flexão plantar, inversão e eversão;
Joelho: flexão, extensão, rotação medial e rotação lateral;
Quadril: flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial, rotação lateral, circundução;
Pelve: Anteversão, Retroversão e Lateroversão;
Coluna: Os movimentos da coluna são flexão, extensão, hiperextensão, rotação para a direita (ou no sentido horário), rotação para a esquerda (ou no sentido anti-horário), flexão lateral e circundução;
Escápula: abdução, adução, elevação, depressão, rotação superior e rotação inferior;
Ombro: flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial, rotação lateral e circundução;
Cotovelo: flexão e extensão e acontecem no plano sagital sobre o eixo frontal.
Esses são os principais movimentos do nosso corpo e onde eles acontecem. Fáceis, não é mesmo?
Espero ter ajudado =)
Foto de capa: Mikhail Nilov no Pexels
Fonte: CAMPOS, Maurício de Arruda. Biomecânica da Musculação. Rio de Janeiro: Sprint Ltda, 2000.