Indicadores antropométricos de riscos à saúde
Muito já foi comentado nos meios de imprensa, já existem milhares de estudos comprovando e os médicos sempre alertam: A atividade física faz bem para a saúde. Com este pensamento, um número cada vez maior de pessoas busca uma academia com objetivo de melhorar sua saúde.
Porém, o que significa melhorar sua saúde? Significa reduzir os riscos de desenvolver doenças, sejam elas de qualquer espécie (metabólicas, coronarianas, ósseas, auto-imunes, etc.). Desta maneira, como saber se os riscos estão reduzindo ou não? Existem duas maneiras que são comumente utilizadas: Indicadores metabólicos (colesterol, glicose, triglicerídeos) e antropométricos (que envolvem medidas do corpo).
Considerando que as academias nem sempre tem condições para realizar testes clínicos e retirar sangue, os indicadores antropométricos são amplamente utilizados para calcular o risco dos clientes e alunos de desenvolver doenças.
Muitos são os indicadores para avaliar a condição de saúde da pessoa e neste post irei apresentar os indicadores antropométricos mais comuns e práticos, para que você possa avaliar sua condição de saúde.
Índice de Massa Corpórea (IMC)
É tido a partir do resultado da divisão da massa corporal (em kilogramas) pela estatura (em metros) ao quadrado. Serva para identificar obesidade, subnutrição ou risco de predisposição à doenças. O resultado da divisão deve estar entre 18,5 e 24,9 kg/m².
IMC = Peso(Kg) / estatura(m)² |
Circunferência de Cintura
Obtida na medida de menor circunferência abdominal, aproximadamente entre a ultima costela e o osso da bacia (ver imagem). A Circunferência de cintura está associada ao acúmulo de gordura na região visceral e intra-abdominal. O valor da medida deve estar abaixo de 80 cm para mulheres e abaixo de 94 cm para homens.
Relação Cintura-Quadril (RCQ)
Definida como o resultado da divisão da medida de circunferência de cintura pela circunferência de quadril (maior volume do glúteo). Assim como a medida anterior, a RCQ é associada ao acúmulo de gordura na região visceral e intra-abdominal. O resultado da divisão deve ser menor que 0,8 para mulheres e menor que 0,90 para homens.
RCQ = Circunferência de Cintura(cm) / Circunferência de Quadril(cm) |
Relação Cintura Estatura (RCEst)
Considerada por alguns autores como a melhor forma de identificação de risco coronariano e acúmulo de gordura na região visceral e abdominal. A RCEst é encontrada a partir do resultado da divisão da circunferência do quadril pela medida de estatura. O valor encontrado deve ficar abaixo de 0,53 para mulheres e abaixo de 0,52 para homens.
RCEst = Circunferência de Cintura(cm) / Estatura(cm) |
Percentual de Gordura (%G)
Demonstra a quantidade relativa de gordura no organismo. Existem várias formas de identificação desta medida, como medidas de dobras cutâneas, impedância bioelétrica, DEXA, pesagem hidrostática, entre outros. Para mulheres, o valor de %G deve estar abaixo de 23% e para homens, abaixo de 15%.
OBS: todos os valores de referência são para adultos.
Independentemente de que resultados você tiver nos indicadores, sempre tenha hábitos de vida saudáveis (pratique exercícios, tenha uma alimentação equilibrada, não fume, etc.) para adquirir e manter sua saúde.
Fontes:
http://ufrgsweb.ufrgs.br/node/261
http://www.abeso.org.br/revista/revista11/metodos.htm
Pitanga FJG, e Lessa I. Razão Cintura-Estatura como Discriminador do Risco Coronariano de Adultos. Rev Assoc Med Brás. 52(3): 157-61, 2006.