5 sinais de que seu treino está fácil demais
Você já está treinando há um tempo, e está começando a se sentir confortável, mas… confortável demais? Então chegou a hora de dificultar as coisas novamente!
Você vai saber se está na hora de aumentar o desafio quando você se enxergar em qualquer um destes cinco cenários abaixo.
1º Sinal – Você já consegue fazer os mesmos movimentos muitas e muitas vezes.
Quando você começar a se exercitar, pode ser difícil encontrar uma atividade que você goste. Uma vez que você encontra, é normal querer continuar nela. Porém, você precisa mudar ela de tempos em tempos.
Nosso corpo se adapta rapidamente, às vezes em apenas uma semana. Quando isso acontece, ele corpo passa a trabalhar menos e queimar menos calorias.
A solução: Em primeiro lugar, verifique se você tem um programa de exercícios completo, que inclua exercícios aeróbicos, treinamento de força (musculação) e alongamento. Se fizer essas três coisas, você vai, naturalmente, dar estímulos variados ao seu corpo.
Então, a cada 6 semanas, mude alguma coisa em seus treinos. Por exemplo: andar de bicicleta ao invés de correr; aumentar um pouco a intensidade de um dos treinos de cardio ou o peso de algum exercício na musculação.
2. Você conversa com os amigos o tempo todo.
Um amigo de treino pode incentivar e motivá-lo. Entretanto, se você consegue falar sem dificuldade durante o exercício, você não está treinando duro o suficiente. Com certeza, isso fará com que seja mais difícil de atingir seus objetivos.
A solução: Não dispense seu amigo (logicamente), mas deixe o bate-papo para mais tarde.
Quando nos exercitamos em uma intensidade alta, é até possível falar algumas frases curtas, mas é praticamente impossível manter uma conversa normal.
3. Você adora uma distração
Ok, ela ajuda a passar o tempo, mas é praticamente impossível prestar atenção de verdade nela (ou ler uma revista, ou mexer no celular) quando você está treinando pesado ou tentando manter os intervalos corretos do seu treino de musculação. Isso sem falar nas pessoas que se inclinam e se apoiam na esteira (ou elítico ou bicicleta) para fazerem isso, não é mesmo?
A solução: fazer a maior parte de seus exercícios sem nenhum entretenimento extra (apenas música). Se você quer assistir TV ou ler um livro, escolha fazer essa atividade em um treino de intensidade leve ou moderada.
4. Você não sua praticamente nada.
Embora algumas pessoas suem mais do que outras, se você não suar uma gota sequer, durante todo o treino (mesmo se você estiver se exercitando no frio), seu treino foi muito fácil. O suor é uma resposta do organismo quando ele está produzindo calor. Se você não estiver produzindo calor, significa que você está gastando muito pouca energia (calorias, no caso).
A solução: Empurre-se para a zona de suor. Não treine desesperadamente a ponto de se lesionar, mas aumente a intensidade para que suas roupas terminam um pouco molhadas.
5. Você não sente como se tivesse feito alguma coisa.
Seja honesto consigo mesmo. Está tudo bem reduzir a intensidade ou a dificuldade quando algo está muito difícil, mas tornar muito mais fácil pode ser um tiro saindo pela culatra. Depois de um treino muito fácil, você corre o risco de ir embora se sentindo frustrado e ainda mais desmotivado.
A solução: Você saberá que você está se exercitando na intensidade correta se seus treinos forem desafiadores, mas não tão difíceis a ponto de você não conseguir completá-los. Ao término deles, você deve estar se sentindo bem, com uma sensação de dever cumprido.
Você está em dúvida de como mudar seu treino? Precisa de uma ajuda? Adquira um dos nossos programas e vá em busca dos resultados que tanto sonha. Entre em www.treinocorreto.com e conheça nosso trabalho!
Traduzido e adaptado: http://www.webmd.com/fitness-exercise/is-your-workout-too-easy?page=2