Treino na Altitude, Eritropoietina e Máscaras de Altitude
O sangue é um tecido líquido formado por diferentes tipos de células. O sangue circula por todo nosso corpo, através das veias e artérias e é responsável por cerca de 7% no nosso peso corporal. Dentre as funções do sangue está o transporte de oxigênio e nutrientes pelo nosso organismo. E isto irá ocorrer, igualmente, independente da altitude em que estivermos.
Mas, você sabe o porquê é difícil respirar em altitude?
Essa dificuldade vai ocorrer pela pressão, parcial, do oxigênio no ar. Ou seja, é o resultado da pressão atmosférica mais baixa. A redução da pressão atmosférica é sentida pelo nosso organismo e então a absorção de oxigênio, pelo pulmão, acaba diminuindo assim como também a quantidade de moléculas de oxigênio acopladas à hemoglobina e transportadas pelo sangue. Com a diminuição da oferta de oxigênio, existe, pelo nosso organismo, a liberação de Eritropoetina (EPO), que são hormônios produzidos pelos rins (90%) e fígado (10%) e que estimulam a medula óssea a elevar a produção de células vermelhas no sangue (hemácias) e por conseguinte o transporte de oxigênio.
E com o atleta?
Ao levarmos este assunto para o mundo dos atletas, quando o atleta for realizar competições, jogos ou treino em altitude elevada, é importante que ele faça um período de aclimatação, ou seja, é o período de adaptação com a altitude em que se está ou passe um certo período treinando em altitudes elevadas. Sendo assim, durante este período, o organismo passa a produzir a quantidade de hemácias necessárias, para o transporte de oxigênio, que os músculos daquele atleta estão acostumados a utilizar
Portanto, tanto o período em que o atleta passa treinando em altitude elevada, quanto a aclimatação terão o mesmo objetivo. Isto quer dizer: aumentar a produção de EPO e elevar o aporte de oxigênio para os tecidos. Se você é atleta, está pensando na alternativa da utilização de EPO para a melhora de rendimento, saiba que o aumento demasiado de EPO foi considerado doping pelo COI a partir de 1987. O COI considerou que:
”Dependendo da modalidade esportiva, a administração de EPO em atletas de elite pode resultar em aumento artificial de seu desempenho como consequência de sua administração, reduzindo, por exemplo, marcas de tempo obtidas. Visando preservar a saúde do indivíduo e a ética esportiva, o COI e outras federações esportivas atualmente consideram o uso de EPO e de seus análogos como casos de doping sanguíneo por administração exógena de hormônio peptídico” (BENTO;DAMASCENO; AQUINO NETO, 2003)
Então quais são as maneiras legais de aumentar a quantidade de hemácias?
Para esta pergunta, basicamente existe duas respostas. Uma delas pode ser: Passando uma temporada em altitudes elevadas; e a outra seria Simulando altitude em tendas de hipóxia.
Mas e as máscaras de simulação de altitude?
As máscaras obstruem a entrada de ar nos pulmões, e com isso ela diminui o transporte de oxigênio para os tecidos, reduzindo a quantidade de energia disponível, dificultando a realização do exercício.
Alguns treinadores, inclusive, incentivam que os atletas respirem apenas pelo nariz, ou respirem utilizando um snorkel durante o exercício com o mesmo objetivo porém, essas estratégias não aumentam a produção de EPO, ou seja, NÃO FUNCIONAM!
Para saber mais, clique em nossa vídeo aula!
Referências:
BENTO, Rafael Maia de Almeida; DAMASCENO, Lúcia Menezes Pinto; AQUINO NETO, Francisco Radler de. Eritropoetina humana recombinante no esporte:uma revisão. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 163-180, maio 2003. Bimestral. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v9n3/17268.pdf.
OLIVEIRA, Rafael. Primeiro simulador de altitude do Brasil chega em Belo Horizonte para treinamento de ciclistas. 2016. Disponível em: https://canaldebike.com.br/2016/06/08/primeiro-simulador-de-altitude-do-brasil-chega-em-belo-horizonte-para-treinamento-de-ciclistas.
TREINUS, Comunicação. 10 dicas sobre Corrida de Montanha/Trail Running. 2018. Disponível em: https://www.treinus.com.br/blog/10-dicas-sobre-corrida-de-montanhatrail-running