A História da ISAK
Em 1978, um grupo intitulado International Working Group in Kinanthropometry (IWGK) (um ramo do comitê de investigação do International Council of Sports Science in Physical Education (ICSSPE)) – concentrado na promoção e valorização de pesquisas voltadas à Cineantropometria – foi fundado no Brasil.
Seus esforços levaram ao estabelecimento de três congressos internacionais, além de sessões especializadas sobre a Cineantropometria, como as do Olympic Scientific Congress, de 1984. Entretanto, diante da urgente necessidade de que um maior número de profissionais participasse ativamente desses planejamentos, houve um afastamento dessa pequena comissão (IWGK) e a consequente fundação da ISAK, em 20 de julho de 1986, em uma conferência ocorrida em Jordanhill College of Education, em Glasgow, na Escócia.
Nasce então, uma organização profissional e internacional, na qual o empreendimento científico está intimamente relacionado à Cineantropometria, e que consta de um conselho executivo composto de nove membros.
Em 1993, a preocupação em melhorar a qualidade das medidas antropométricas, conduzidas no meio esportivo, na Austrália, deu inicio a uma união do Laboratory Standards Assistance Sheme (LSAS) – da Australian Sports Commission – com a ISAK, em prol do desenvolvimento de cursos para treinamento de mensurações antropométricas, assim como, de um projeto de certificação em Cineantropometria, que foi aprovado a partir de 1996.
Desde essa iniciativa, nasce um modelo de padronização internacional, (publicado pela primeira vez em 2001, em um manual independente, intitulado International Standards for Anthropometric Assessment) – que tem sido atualizado constantemente – e um desenho de acreditação internacional em antropometria intitulado International Anthropometry Accreditation Sheme (IAAS), que está descrito em detalhes nas atualizações desse manual.
Deste sistema de acreditação fazem parte os cursos nível 1 e 2 que ministramos regularmente.
Clique aqui e confira cursos de certificação ISAK organizados por nós