Recomendações de Atividade Física para Crianças até 5 anos
A Organização Mundial da Saúde – OMS, eventualmente lança cartilhas com recomendações sobre o tempo ideal em atividade física para benefícios à nossa saúde.
Levando em consideração que o estudo realizado pela OMS engloba vários Países, que muitas vezes fogem à nossa realidade, a dimensão territorial do Brasil, cultura, estilo de vida e o contraste socioeconômico, pesquisadores brasileiros buscaram estabelecer recomendações destinadas à realidade nacional.
Sendo assim, a Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, conjuntamente com o Ministério da Saúde, lançaram o Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Este guia considera diferentes ciclos da vida como: os anos iniciais, fase adulta, período de gestação e pós, pessoas com deficiência entre outros.
E neste post falaremos sobre os anos iniciais da criança.
Recomendações de Atividade Física para Crianças até 5 anos
Apesar desta fase ser considerada um período muito “ativo”, estudos revelam que existem níveis de insuficiência na prática de atividade física para este grupo. Especialmente com acessibilidade mais fácil aos telefones, televisores e vídeo games, que tende a deixar a criança cada vez mais com comportamentos sedentários.
Estimular a criança a praticar atividade física durante o período da primeira infância (0-6 anos) é importante por estes principais motivos:
-
- Auxilia o controle do peso adequado para a idade, diminuindo o risco de obesidade;
- Melhora a qualidade do sono;
- Melhora na coordenação motora;
- Contribui para o crescimento e desenvolvimento saudável dos ossos e músculos;
- Melhora a saúde do coração e condições físicas;
- Desenvolvimento de habilidades psicológicas e sociais.
Por fim, é neste período em que o desenvolvimento de aspectos físicos e cognitivos são mais acentuados, por isso a importância do estímulo à prática. Além disso, crianças fisicamente ativas, tendem manter a prática ao longo da vida.
Recomendações por faixa etária:
Crianças de até 1 ano: pelo menos 30min por dia
A atividade para esta categoria deve ser estimulada várias vezes ao dia, principalmente com atividades interativas na posição de bruços (barriga para baixo) ou sentada. As atividades devem estimular a criança a movimentar os braços e as pernas, com movimentos de: empurrar, puxar, agarrar, engatinhar, rastejar, rolar ou equilibrar-se com apoio ou sem.
Crianças de 1 a 2 anos: pelo menos 3 horas por dia
Nesta faixa etária as atividades podem ser feitas em qualquer intensidade e pode ser distribuída ao longo do dia. Atividades: brincadeiras e jogos que envolvam atividades como equilibrar nos dois pés, equilibrar num pé só, girar, rastejar, andar, correr, saltitar, escalar, pular, arremessar, lançar, quicar e segurar, entre outras.
Crianças de 3 a 5 anos: pelo menos 3 horas, divididos ao longo do dia e em qualquer intensidade, das quais: 1h (no mínimo) em intensidade moderada a vigorosa. Atividades: caminhar, correr, girar, chutar, arremessar, saltar e atravessar ou escalar objetos, entre outras. Orienta-se que nesta faixa etária, as atividades físicas também podem ser realizadas durante a aula de educação física escolar ou em escolinhas de esportes diversificados.
Outras recomendações:
As crianças devem ser estimuladas várias vezes ao longo do dia. Qualquer atividade física é melhor do que nenhuma, o mais importante é a redução de comportamentos sedentários.
Todas as atividades realizadas devem ser incentivadas tanto dentro de casa como ao ar livre. Contudo, sempre com a supervisão dos responsáveis, especialmente em atividades que envolvam piscinas, mar ou lugares perigosos.
O apoio dos pais, responsáveis e cuidadores é a parte mais importante durante este período de desenvolvimento.
A música pode ser considerada uma grande aliada. Por isso a importância do estímulo dos bebês e crianças através de cantorias, gestos ou movimentos que produzam sons.
Estas são algumas das dicas e recomendações, você pode ter acesso ao conteúdo completo clicando AQUI.
Foto: Freepick