Orientações: Atividade física para crianças e jovens de 6 a 17 anos
Na postagem anterior comentamos sobre as orientações relacionadas a atividade física para crianças com até 5 anos. Nesta postagem, o público alvo será as crianças e jovens de 6 a 17 anos. Para isto, usaremos o Guia de Atividade Física Para a População Brasileira publicado pelo Ministério da Saúde.
Mesmo que já saibamos da importância da atividade física para a nossa vida, ainda assim, vale deixar destacado os benefícios desta prática para esta fase:
-
- A melhora nas habilidades de socialização com outras crianças e adolescentes;
- Melhora na saúde do coração e na condição física;
- O desenvolvimento de habilidades motoras;
- Ajuda na melhora do humor, reduz a sensação de stress e os sintomas de ansiedade e depressão;
- Melhora do sono;
- O controle do peso adequado para cada faixa etária.
Por fim, ao estimular a criança a praticar atividades físicas, ajuda a criança a adotar uma vida mais saudável no futuro, ou seja, aumenta as chances da criança manter a prática de atividade física ao longo da vida e, consequentemente, ajuda a diminuir a prática de comportamentos sedentários.
Orientações: Atividade física para crianças e jovens de 6 a 17 anos
Antes de adentrarmos nas orientações sobre as atividades, aqui vai uma orientação valiosíssima: a importância dos pais, responsáveis e professores no estímulo dessa prática.
-
- Aos jovens e as crianças, é importante que sejam apresentados uma gama de atividades, jogos, brincadeiras, danças e esportes. Esta variedade fará com que a crianças escolha uma que mais se identifica. E quando falamos de variedade, isso quer dizer que não é para ter preconceito no que for apresentar. Os meninos podem dançar e as meninas podem jogar bola, sim!
- Nem sempre a criança irá saber como praticar determinada atividade. Neste caso, aos pais ou responsável, pode ajuda-la praticando junto (sem envergonha-la).
- Acima de tudo, é importante que exista uma rede de apoio e incentivo, partindo dos pais e responsáveis, para que a criança esteja mais ativa fisicamente do que em comportamentos sedentários.
Quais atividades praticar?
O importante é manter-se ativo. Portanto, qualquer atividade será bem-vinda! Durante o tempo livre, é importante que seja estimulado práticas com os amigos, com os pais ou responsáveis e até mesmo sozinho (a) praticando algo que goste.
Atividades como: Correr, empinar pipa, dançar, nadar, pedalar, surfar, jogar futebol, vôlei, basquete, tênis ou frescobol, fazer ginástica ou artes marciais. Além disso, com os amigos, participar de brincadeiras e jogos, como esconde-esconde, pega-pega, pular corda, saltar elástico, queimada, jogar taco, entre outras.
Em deslocamento, para qualquer lugar, também é uma boa oportunidade de a criança ou o adolescente praticaram atividades. Podemos citar como exemplo o deslocamento para a escola (se for perto de casa), a casa de parentes, amigos ou até mesmo ao supermercado. Neste trajeto, se possível, eles devem ser incentivados a realizar o deslocamento a pé, bicicleta, patins, skate (caso seja seguro). Só não vale usar o patinete elétrico!
Quanto tempo em atividade?
De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, o público desta faixa etária deve praticar atividades por 60 minutos ou mais por dia. Este tempo pode ser dividido em blocos durante o dia ou os 60min corridos em intensidade moderada.
Por fim, por pelo menos 3 vezes na semana, é importante enfatizar atividades que desenvolva o fortalecimento dos ossos músculos. Por exemplo: atividades que tenham saltos, que estimule a criança ou o adolescente a fazer atividades de puxar ou empurrar.
O importante é diminuir cada vez mais o comportamento sedentário das crianças e dos adolescentes. Mesmo que o tempo ideal para a prática de atividade física não for atingido, estimule-os a praticar durante o tempo que estiver ao alcance.