
O celular é o vilão ou o mocinho durante o seu treino?
Alguns anos atrás, durante meu estágio em academia recebi uma crítica do meu orientador enquanto treinava.
A crítica? Foi pelo uso do celular durante o meu treino.
Até então achei que não era nada de mais, eu estava usando o celular para marcar o tempo entre uma série e outra – já que os relógios só contavam com os minutos e não com segundos.
Bom… anos se passaram e consegui entender a tal “bronca”. Bronca esta que, certamente, naquela época, foi um pouco mais dura por eu ser estagiária e ter que dar o exemplo.
É indiscutível o quanto o celular está inserido em nossa rotina. Em contrapartida, é discutível o quanto ele pode nos atrapalhar em nossas atividades do dia a dia. Portanto, é neste ponto que gostaria de chegar. Gostaria de trazer uma reflexão sobre a bronca recebida anos atrás: o celular é o vilão ou o mocinho durante o treino?
Na Musculação
Ao levar o celular para a sala de musculação, por exemplo, aquele exercício que deveria ter 1min de intervalo, pode passar a ter 2 ou 3min. Isso pois, durante este intervalo, que deveria ser respeitado para o seu descanso, acaba sendo usado como uma distração desnecessária. E, onde tem distração, pode ter lesão. Sem contar aquelas pessoas que sentam no aparelho, já terminaram o exercício e acabam atrapalhando outras pessoas pois esquecem de sair do aparelho.
Em treinos esportivos
Se você é daquelas pessoas que treina algum tipo de esporte individual ou coletivo, tente usar o seu tempo para a água ou para conversar com seus colegas e treinadores. Vai que você recebe uma notícia ruim e isso acaba tirando a concentração e o foco da coisa mais importante para aquele momento: o seu treino
Nas Redes Sociais
Postar todo o seu treino, e cada exercício feito, não vai te trazer resultados – pois é, pode acreditar nisso. Para que seu treino tenha resultado, é importante que o foco esteja nele. Seu foco tem que estar em cada exercício e em cada movimento.
O celular é o vilão ou o mocinho durante o seu treino?
Muitas pessoas usam o celular para ter acesso ao treino. Até aí tudo bem. O problema é que muita gente não consegue ter o celular como um aliado e por este motivo, acaba ocasionando as distrações que aqui já mencionei. Por isso, acho que vale uma dica: se você é dessas pessoas que tem o seu treino em aplicativo, e já percebeu que não consegue focar apenas neste momento, rabisque o seu treino num papel e leve ele com você.
Se identificou com o tema? Se você é umas dessas pessoas que não deixa o celular de lado para nada, pare para pensar sobre.
O uso do celular, durante o treino, é algo que pode mais te atrapalhar do que ajudar. Ele pode quebrar seu ritmo de treino, diminui a intensidade e os benefícios do exercício. Além disso, ele pode aumentar as chances de você se machucar e no fim vai só atrapalhar o seu desempenho.
Caso queria usar o celular como o mocinho do seu treino, use-o apenas para ouvir música e otimizar o seu treino, afinal, ouvir música pode ser bastante benéfico. Baixe sua playlist preferida, desligue a internet e foque no treino.
Deixe para conversar com quem não está presente ou resolver problemas depois do seu treino. Por fim, tenha este tempo apenas para você e aproveite!
Bom treino!
Foto Capa: freepik.com