Vendo Olímpiadas fiquei com vontade de treinar. E agora?
Há algum tempo fiz uma publicação sobre os famosos “projetos de verão”. Comentei sobre as pequenas consequências de se começar ou recomeçar algum plano de treinamento em cima da hora.
Às vezes o objetivo é traçado em tão pouco tempo que pode acabar gerando frustação por não ser alcançado – seja ele qual for. Além do tempo reduzido, pode fazer com que muita gente treine errado ou faça alguma “maluquice” vista na internet.
Sendo assim, para que a pessoa não se frustre, por não alcançar tal objetivo ou acabar se prejudicando, mencionei a necessidade de se ter: disciplina, paciência e sobretudo respeito com o próprio corpo. Bom, se já comentei sobre isso uma vez, qual o motivo de trazer este assunto outra vez? A resposta é simples: eu gostaria complementá-lo.
Aproveitando o “Espírito Olímpíco”
Estamos em tempos de olímpiadas e este é um dos maiores eventos esportivos do mundo. Em uma olímpiadas consegue-se reunir uma grande variedade de esportes e muitos atletas em um só lugar. Então eis a pergunta: quem é que não se motiva ou se inspira – de alguma maneira -, em ver aqueles “superatletas” passando na TV o tempo todo?
Com certeza, com o decorrer dos jogos olímpicos, muita gente vai tomar uma grande decisão: “segunda-feira eu começo a treinar” – já que segunda-feira é o dia mundial de se começar algo.
Na segunda compra tênis, roupas, o famoso whey protein e já passa na academia ou no clube para se matricular. Na mesma semana já chega “chegando” na academia ou em qualquer outra modalidade que tenha desejado praticar – e olha que é um bom momento de conhecer novos esportes – e treina como se já fosse o “superatleta”.
Bom, brincadeiras à parte, o que estou querendo dizer com isso é: Comece do básico!
Para iniciar um programa de treinamento, seja ele esportivo ou não, é importante lembrar que você terá um grande caminho pela frente até atingir o seu objetivo – seja ele qual for. Principalmente se for iniciante ou se “partiu do 0”, é por este motivo que além de disciplina e paciência, começar do básico, pode ser mais eficiente do que “chegar chegando”.
Calma, não desanima! Longe de mim desestimular qualquer pessoa que possa chegar a ser a nova Marta, o Usain Bolt ou qualquer outro atleta de que te seja inspiração. Até porque estes atletas, que vamos assistir durante este mês, não chegaram lá começando ontem e certamente levaram bastante tempo e demandaram muito treino.
Começando do Básico…
Para quem está começando, é importante saber que: cada pessoa tem a sua individualidade biológica, o seu próprio ritmo e é importante respeitá-lo. Por isso, dê o tempo necessário para entender seu corpo, novos movimentos, novas habilidades ou até mesmo a nova rotina. Isso fará com que seu corpo se adapte e você consiga ir aumentando gradativamente ritmo de treino. Isso quer dizer que é preferível que você comece correndo 2km por dia ao invés de já chegar correndo uma maratona.
Começar do básico também é, por exemplo, traçar pequenos objetivos e ir aumentando conforme o tempo e a experiência. Usando o exemplo da corrida, você pode treinar para competir primeiro uma corrida de 5km, evoluir para 10km até chegar na meia maratona. Isso não é vergonha para ninguém!
O básico também é fazer treinos que podem parecer bem “bobos”, mas que no futuro irão ser fundamentais. Como por exemplo, se você quer praticar futebol, e acha “bobo” treinar passe curto com outra pessoa, não se engane com isso.
Outra coisa básica é conseguir treinar com regularidade e que esteja de acordo com a sua rotina. Já vi gente dizendo que iria começar a academia às 6h da manhã, porque “disseram que era bom”, no fim não conseguir acordar e acabar com a empolgação em 3 dias.
Por isso outra dica que não deve ser básica e sim fundamental é: tenha sempre o acompanhamento de um profissional. Só assim para ter certeza se o que falam pela “rádio corredor” é realmente bom.
Essas foram algumas dicas bem simples do quanto é importante começar do básico. Saindo do básico, sem se preocupar com os resultados imediatos, certamente isso irá te ajudar a treinar com segurança e alcançar objetivos.
Foto de capa: yellowcat – Pixabay.com