Dores Consideradas Normais Durante o Exercício
Na postagem anterior, falamos sobre consciência corporal e a importância dela para sua saúde e para o treinamento. Nesse post, falaremos sobre as Dores Consideradas Normais Durante o Exercício.
De certa forma, conhecer e ter consciência sobre seu corpo, vai ajudar a entender quais são as dores que podem ser normais, ou não, durante a atividade física. Normalmente associamos a dor, como algo ruim, não é mesmo? Isso acontece, pois a dor é um alerta do nosso sistema nervoso. Sentir determinadas dores contribui para a nossa existência e, durante o exercício, não vai ser diferente. Sentimos algumas dores que podem ser consideradas aceitáveis com o treinamento e outras não, por isso é preciso tomar cuidado.
Sendo assim, quais são as dores aceitáveis?
1 – Câimbras;
2 – Sensação de queimação muscular;
3 – Dor muscular após o exercício;
4 – Leve queimação das vias aéreas.
5 – Dor na lateral do abdômen (próximo ao diafragma ou próximo ao quadril) durante exercícios aeróbios.
Câimbra
Se você pratica qualquer tipo de atividade física, certamente já deve ter sentido câimbras e sabe como dói. Sim, a câimbra é aquela dor que parece que o músculo vai rasgar. Ela é uma dor intensa, localizada e involuntária que pode durar de alguns segundos a alguns (dolorosos) minutos. O desequilíbrio de sódio e potássio é a principal causa de câimbra e, na maioria das vezes, acontece por repetidas ordens (vindas do cérebro) de contração muscular, além de desidratação ou esforço excessivo.
Sensação de queimação muscular
A sensação de queimação muscular localizada, que é sentida quando fazemos o mesmo exercício, repetidas vezes. Ela vai acontecer pela redução do Ph dentro da célula muscular – resultado da produção de energia utilizando glicose. Desta maneira, ao reduzir muito o Ph da célula, acabamos sentindo a sensação de queimação. Esta dor é algo que passa após o término do exercício, e também pode ser usada como estratégia de treinamento.
Dor muscular após o exercício
Dando continuidade, a dor muscular de início tardio é sentida principalmente pelos iniciantes quando realizam alguma atividade física. Praticantes mais experientes costumam sentir quando realizam atividades muito intensas ou muito prolongadas (quando comparadas ao que estavam acostumados). Também é muito comum sentir quando há uma troca de treino, ou seja, quando mudam os estímulos. Ela pode acontecer em até 12h a 24h após o exercício e tem o seu pico de dor entre 24h a 48h depois. Essa dor, de início tardio, ou pós treino, acontece como reflexo da resposta dos músculos para reparar o dano sofrido. Isto é, quando nos exercitamos, nossas fibras musculares sofrem microlesões (que o corpo cura naturalmente). Estas micro lesões levam o nosso corpo a se adaptar à nova carga, tornando-o mais forte.
Leve queimação das vias aéreas
Outra dor que elencamos aqui é a dor nas vias aéreas. Não é uma dor muito comum e trouxemos ela, pois não se trata de uma dor nociva. Ela geralmente acontece, quando fazemos exercícios aeróbios com alta intensidade, forçando nossas vias aéreas a ventilar (respirar) em alta velocidade alta e por muito tempo. Assim, há muito fluxo de ar passando por elas e isso causa a sensação de queimação.
Dor na lateral do abdômen
Por último, há a dor na lateral do abdômen, que sentimos durante exercícios aeróbios. Ela é bastante comum e costuma ser atribuída a uma câimbra ou cansaço do músculo diafragma (principal responsável pela respiração). Contudo, existem evidências que afirmam que a causa desta dor é uma irritação no peritônio (membrana que reveste a cavidade abdominal).
É importante deixar claro, que estes são alguns tipos de dores que você vai sentir e que não te trarão grandes prejuízos. Por isso, ao sentir algo que seja diferente do que comentamos neste post, como: dores no joelho, dor de cabeça, dores na coluna, abdominais e etc, fique atento! Elas não são dores comuns!
Você lembra sobre a consciência corporal, dita no início deste post? É neste momento que você deve saber e entender qual o sinal que seu corpo te dá. Por fim, é importante que você converse com seu professor/treinador e, ao persistirem os sintomas, procure um médico que vá investigar com você os motivos destas dores que não são comuns durante o exercício.
Dicas
As dores consideradas normais durante o exercício não são possíveis de serem eliminadas por completo, mas aqui vai algumas dicas para você conseguir ameniza-las:
1 – Descanse bem depois que realizar a atividade;
2 – Faça atividades de recuperação, como bicicleta ou natação (em baixa intensidade);
3 – Não exagere na carga do seu treino, principalmente se você é um praticante iniciante ou está trocando de treino. Sinta o seu corpo, e a resposta dele, e aumente a carga gradualmente;
4 – Hidrate-se com água ou isotônicos. Isso faz com que os íons de sódio e potássio fiquem equilibrados, e pode te ajudar com as câimbras;
5 – Alongue-se após os exercícios;
6 – Aqueça-se bem antes de qualquer prática.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Acompanhe também essa tema através da nossa videoaula no Youtube.