Durma Bem e Tenha Mais Resultados
Talvez não nos demos conta, mas boa parte de nossas vidas passamos dormindo. Quer dizer, ao menos é assim que deveria acontecer. Com a velocidade em que o mundo gira, a quantidade de coisas que temos para fazer e o tempo que levamos para cada uma das tarefas – trabalho, deslocamento, escola, responsabilidades familiares e etc. – muitas vezes nos leva restringir o sono.
Além da restrição do sono, outra causa muito comum que afeta a qualidade e o tempo de descanso é a fragmentação do sono. Isto é, pode ocorrer por condições médicas ou ambientais. Como por exemplo o lugar em que você dorme e como dorme. Por este motivo, é importante lembrar que não só o tempo e a quantidade, mas a qualidade também deve ser levada em consideração.
A boa qualidade do sono é importante para a saúde física e mental, bem-estar e vitalidade geral. No entanto, a má qualidade do sono pode levar ao acúmulo de fadiga, sonolência, alterações de humor, dificuldade de concentração além de alterações hormonais. Estas alterações hormonais são um detalhe que devemos ter bastante atenção (principalmente quem treina), pois cada hormônio tem uma determinada função em nosso organismo.
Alguns dos hormônio mais afetados são:
- GH e Testosterona – Hormônios responsáveis pelo crescimento da massa muscular;
- Leptina e Grelina – A leptina é responsável pela saciedade e a grelina pela fome;
- Insulina – Responsável pelo transporte de glicose para dentro das células;
- Cortisol – Hormônio envolvido na resposta do stress.
Considerando que a produção destes hormônios pode ser alterada devido a má qualidade do sono, fica a pergunta:
Qual o tempo necessário de descanso para manter uma boa regulação destes hormônios?
O tempo de descanso necessário será diferente de pessoa para pessoa. Alguns conseguem se sentir confortáveis com apenas 6 horas de sono, já outras pessoas precisam de 9 horas. Porém, pesquisas apontam que o tempo ideal de sono é: de 7 a 8 horas para pessoas adultas e de 9 a 11 horas para crianças. Para crianças, este tempo de sono é bem importante, pois é neste período que se tem a maior produção de GH, o hormônio do crescimento. Agora que sabemos os motivos e a importância de levar o sono a sério, segue uma lista de dicas para você conseguir descansar bem:
1º – Mantenha um horário regular para deitar e acordar;
2º – Tente não levar seus problemas para a hora de dormir;
3º – Vá para o quarto na hora de dormir;
4º – Mantenha o quarto escuro, desligue as luzes possíveis (televisão, computador), mantenha as cortinas e portas fechadas (se possível);
5º – Tente deixar a cabeceira da sua cama sem relógio, e o celular longe da sua cama;
6º – Durma em um ambiente saudável;
7º – Evite bebidas alcoólicas perto do horário de sono;
8º – Não use medicamentos, para dormir, sem prescrição médica;
9º – Evite bebidas estimulantes como café, alguns chás e refrigerantes à base de cola.
10º – Coma alimentos leves e evite exagero.
É importante destacar que além do descanso de boa qualidade, existem outros componentes que te levam a ter bons resultados. Como por exemplo um treino direcionado para seu objetivo, treinar corretamente (com relação a cargas, repetições, intervalos, etc) e uma boa alimentação.
Acompanhe este tema em nossa videoaula. Além dos pontos abordados neste post, temos também exemplos complementares da função dos hormônios citados e mais dicas.
Foto Destaque: Andrea Piacquadio – Disponível em: pexels.com