Os efeitos e benefícios da cafeína no Exercício
Em todo o mundo o café, ou até mesmo a “hora do chá”, é usado como um fator social. É um momento de encontro com amigos, reunião para negócios ou até mesmo aquele tempinho separado para descanso e autorreflexão.
Mas você sabia que existe um componente estimulante “nesse café” ou até no “chá da tarde” que pode te auxiliar durante o exercício? Sim, isso mesmo, a CAFEÍNA!
A cafeína é popularmente conhecida como estimulante e como ergogênico é muito utilizado em todo o mundo. Ela é encontrada em uma variedade de plantas, inclusive unidades dietéticas como chás, café, chocolates, cacau ou refrigerantes.
O efeito mais conhecido da cafeína é de ser um estimulante; e que de fato esta substância pode atuar no nosso sistema nervoso central aumentando nosso estado de alerta. Este mecanismo de ação está ligado ao estimulo de produção de dopamina, que é um neurotransmissor responsável por ativar áreas do cérebro relacionadas à atenção.
Efeitos da cafeína no nosso organismo:
A cafeína, além de atuar no sistema nervoso central (SNC), ela leva a liberação maior de epinefrina que estimula a vasodilatação, lipólise (quebra de gordura para produzir energia), glicogenólise (quebra do glicogênio para produzir energia) e também funciona como broncodilatador. E por fim, o efeito da cafeína ajuda a poupar glicogênio muscular no início do exercício.
Dose recomendada de cafeína para cada pessoa:
A cafeína é uma substância de rápida absorção pelo nosso trato gastrointestinal, o pico de ação dela pode acontecer entre 30 e 120min com duração de 3 a 7 horas. Com relação a dosagem, o ideal recomendado é de 3 a6 mg/Kg de peso corporal
Ex: uma pessoa com 70kg tem que ingerir de 3 a 6mg, ou seja:
- 3×70 = 210mg
- 6×70 = 420mg
Portanto, uma pessoa que possua 70kg deve ingerir de 210mg a 420mg de cafeína se quiser obter seus benefícios durante a prática esportiva.
Atenção!
O uso da cafeína, por longo período, e altas doses pode causar a dependência pois ao suspender o uso dessa substância, pode ocorrer efeitos como irritabilidade, dor de cabeça, fadiga, mudanças de humor e até entorpecimento.
Sobre esse assunto, e outras curiosidades, você pode conferir no vídeo abaixo que fala sobre este tema completo. Além de outras curiosidades.
Confira aqui:
Abraços e até a próxima!
Foto Destaque: hypescience.com