A Importância da Ginástica Laboral
Muito antes de entrar na universidade, eu trabalhava em locais que eventualmente ofereciam Ginástica Laboral – GL para seus colaboradores. Naquela época eu não sabia muito bem o motivo daquela prática durante o horário de trabalho. Olha o sonho: trabalhar e poder se exercitar!
Bom, mas esta era eu, né? Com o tempo eu percebi que a adesão para essa prática era um tanto quanto pequena. Sendo assim, eu me perguntava: “como assim ninguém quer fazer exercícios ou qualquer outra dinâmica durante o trabalho? ”.
Bom, independente dos motivos de cada um para fazer (ou não) essas atividades, talvez os mesmos nem soubessem o quão benéfico isto seria para o seu corpo e sua saúde. Longe das motivações políticas da forma que a ginástica laboral começou a ser introduzida dentro do ambiente de trabalho, todo mundo já deve saber o quanto manter-se minimamente ativo só nos traz benefícios a saúde.
Estamos em 2021, 1 ano e meio de pandemia e mesmo que muitas atividades em academias ou ao ar livre – como parques – estejam permitidas, nossos corpos ainda continuam caminhando ao sedentarismo. Isso pois, as aulas, reuniões, encontros e trabalhos continuam, para muitos, de maneira on-line. Portanto, é sentado, em frente a uma tela, que muita gente ainda passa boa parte do seu dia.
A Ginástica Laboral
Mas o que é a ginástica laboral? Basicamente ela é um conjunto de atividades físicas, lúdicas ou de relaxamento. São atividades propostas para serem realizadas durante um período do dia, nos mais diversos ambientes de trabalho. Como por exemplo no “mundo corporativo”, que é onde as pessoas mais trabalham na posição sentada.
As atividades praticadas são as mais diversas, e o tempo também pode ser variado. Isso dependerá muito da atividade proposta para cada momento. Além disso, pode depender também: das limitações dos participantes, o local disponível para a prática, intensidade, a motivação, a satisfação, a segurança, a preservação da integridade do trabalhador entre outros. No geral, as atividades estão propostas entre 10-20min e podem acontecer em diferentes fases: Preparatória ou de Aquecimento, Compensatória, Relaxamento ou Final de expediente.
Isso quer dizer:
A ginástica preparatória acontece antes do início da jornada de trabalho. Ou seja, é como um aquecimento que prepara o colaborador para seu dia de trabalho. Agora, a ginástica compensatória, acontece durante a jornada de trabalho. Esta etapa propõe pausa durante o trabalho e realiza atividades como de alongamentos, respiração, posturais e tenta ajudar na diminuição de tensões musculares ou estresses causados pelo trabalho. E por fim, a Ginástica de Relaxamento pode acontecer nos minutos finais da jornada de trabalho. O intuito deste momento é de suavizar a rotina de trabalho através de exercícios de massagem, meditação, atividades de respiração, ou seja, como o nome já diz: atividades que ajudem a relaxar e voltar a calma.
A importância da ginástica laboral
- Ajuda a desenvolver consciência corporal;
- Fortalece e melhora a postura;
- Diminui tensões musculares, ou seja, relaxa o indivíduo;
- Ajuda na melhora da flexibilidade, mobilidade assim como a qualidade de movimentos;
- Contribui para um bom relacionamento e boa interação entre os membros que compartilham o mesmo ambiente de trabalho;
- Auxilia na concentração, aumenta a autoestima, promove o bem-estar assim como ajuda a reduzir o estresse;
- Visa minimizar dores causadas por pequenas lesões de esforço repetitivo – LER.
Esses são alguns dos benefícios que a prática da ginástica laboral pode proporcionar para quem dela participa. Portanto, quando encontrar algum professor de Educação Física rondando os corredores do seu local de trabalho, participe das aulas e sinta os benefícios em praticar ginástica laboral. E agora, enquanto ainda estiver de home office, se você tem possibilidades e disponibilidade, procure um profissional e receba orientações direcionadas para a prática.
Foto de Capa: shutterstock.com