Hipertensão – Exercícios em Grupos Especiais
Manter-se saudável é objetivo muito comum entre as pessoas. Afinal, quem é que gosta de ficar doente? Este blog tem o intuito de trazer informações e dicas e, se você nos acompanha, sabe que falamos de diferentes temas e diferentes conteúdos.
Neste post falaremos sobre grupos especiais. Grupos que por muito tempo tiveram um estigma de que não poderiam realizar exercícios. Contudo, com o passar dos anos vários estudos surgiram comprovando o contrário. Isto é, comprovaram a importância do papel do educador físico na prevenção e tratamento de doenças ou limitações nestes grupos.
Estes grupos são compostos por indivíduos que, de modo geral, apresentam algum problema de saúde de caráter irreversível (em sua maioria) e que tenha algum impacto nas atividades da vida diária.
Como exemplos deste complexo grupo, podemos citar os diabéticos, hipertensos, crianças, obesos, cardiopatas, grávidas, deficientes físicos e outros.
Especificamente neste post, falaremos sobre a Hipertensão ou popularmente pressão alta.
Hipertensão
A Hipertensão pode aparecer qualquer fase da vida e em todas as classes sociais. Porém, os sintomas costumam aparecer em pessoas com idades mais avançadas. Ela é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento anormal da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. Isso quer dizer que as artérias quando estão mais contraídas que o normal, dificultam a passagem do sangue bombeado pelo coração.
Desta maneira, o coração precisa realizar um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente pelo corpo e retorne. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias. Ter pressão alta está associada com muitos outros problemas de saúde, como: doenças cardiovasculares, colesterol elevado, infarto e derrame e etc.
Causas
Grande parte das causas – 90% dos casos, podem ser herdados dos pais. Contudo, existem outros fatores que podem influenciar os níveis de pressão sanguínea.
São eles:
• Tabagismo;
• Consumo de Bebidas alcoólicas;
• Obesidade;
• Estresse;
• Consumo elevado de Sal;
• Falta de Atividade física.
A até onde se sabe, hipertensão não tem cura, mas existem maneiras de fazer com que ela fique controlada. Vale deixar claro que quem vai determinar o melhor tratamento (farmacológico, exercícios, dieta, etc.) é o seu médico.
Depois, o principal é você começar mudando seu estilo de vida. Para casos mais leves, que não têm necessidade do uso de medicamentos, e também para prevenir/controlar os sinais e os problemas provenientes da pressão alta, é importante observar os fatores que causam a hipertensão (listados acima) e fazer o contrário.