Hipertrofia: quantos dias na semana devo treinar?
Hipertrofia é o tema da terceira postagem sobre as frequências semanais de treino de acordo com cada objetivo. Se você chegou diretamente nesta postagem, vamos recapitular então os outros dois temas: O primeiro tema fala sobre a quantidade de vezes que devemos treinar para emagrecer e o segundo, sobre a quantidades de vezes que se deve treinar na semana para adquirir força.
Hipertrofia: quantos dias na semana devo treinar?
Quando vamos para academia temos certos objetivos, não é mesmo?
Seja para melhorar aptidão física, saúde ou condicionamento físico, a musculação costuma ser um dos principais métodos de treinamento para conseguirmos atingir estes objetivos.
Qualquer pessoa que faça um treinamento de força espera – no mínimo – aumentar a massa muscular (hipertrofia) e a força. Hipertrofiar, inclusive, é um dos objetivos mais almejados pelos praticantes de musculação.
Para atingir este objetivo (e também outros), nossa equipe enfatiza que o treinamento deve ser bem elaborado e acompanhado. Isso pois, é desta maneira que se pode atingir os objetivos com mais segurança e eficiência.
Como vamos saber se estou treinando certo?
Para que o treino tenha efeito, devemos sempre controlar algumas variáveis, que já foram citadas nas postagens anteriores: Volume x Intensidade. São elas que determinarão a frequência do seu treino semanal. Contudo, não podemos esquecer da merecida recuperação e descanso. A recuperação deve ser dosada de maneira correta entre as séries e também entre as sessões de treino.
Exemplo: Treinar todos os dias pode causar um cansaço tão grande que o organismo não conseguirá se recuperar para o próximo treino. Em contrapartida, se treinar poucas vezes ou treinar leve demais, é possível que não seja dado o estímulo necessário para promover a hipertrofia muscular.
Certamente o descanso é importante. Afinal de contas, o ganho de força e massa muscular não acontecem durante o treinamento, mas sim durante o sono. E é por isso que é muito importante cuidarmos da qualidade do sono. Para ganhar massa muscular, devemos aumentar o volume semanal total do treino. Além disso, é ideal que o músculo atinja a fadiga (ou chegue perto dela), pois desta maneira vai haver uma real necessidade do músculo descansar.
Qual o tempo de descanso?
O tempo de descanso para recuperar a musculatura costuma ser de aproximadamente 48h (mais ou menos 2 dias). Em alguns casos (quando o treino é extremamente intenso), pode ser necessário de 5 a 6 dias para que o músculo se recupere totalmente. É por isso que os treinos de musculação costumam ser divididos. Isso quer dizer que a cada dia treina-se apenas um grupo muscular.
Exemplo: Se na Segunda-feira você treina pernas, na terça deve-se costas, na quarta, peitoral, para apenas na quinta-feira voltar a treinar pernas. Desta maneira você estará respeitando as 48h de descanso necessárias para cada grupo muscular.
Sobre este tema completo e mais exemplos, confira na vídeo aula preparada pela nossa equipe no vídeo abaixo.
E se você está em casa, pensando se é possível treinar hipertrofia em casa, nos acompanhe em nossa postagem feita no Youtube através deste link!
Uma coisa bem importante: um plano de treinamento não deve ser montado por qualquer pessoa!
Apesar de trazermos várias dicas e informações, é importante que você tenha o acompanhamento de profissionais qualificados. Isso que dizer que dessa maneira você irá alcançar seus objetivos de forma segura e eficiente.
Bons Treinos!