Influência do consumo de álcool para quem treina
Venho de um esporte em que tomar uma cerveja depois de um jogo é uma grande tradição. No Rugby, tomar uma cerveja depois do jogo, com o seu “adversário”, é o momento em que os aspectos físicos e a rivalidade entre os times ficam lá nas 4 linhas. Desde sempre a gente aprende que é o momento de agradecer ao adversário pelo jogo, pois sem eles não jogaríamos.
Tomar uma cerveja, um vinho ou qualquer outra coisa, tem o intuito de socializar, relaxar comemorar algo ou a finalidade que cada um deseja.
Contudo, para você que treina, sabe o quanto isso pode influenciar no seu rendimento? Logicamente que não falo somente para este público, mas se você tem algum objetivo específico, aqui vai uma postagem sobre o tema.
Antes de mais nada, é importante lembrar que cada corpo reage de uma maneira diferente. Isso quer dizer que, dependendo da característica de cada pessoa, da quantidade ingerida, da rotina em que esses eventos acontecem, entre outros exemplos, sempre haverá consequências para a sua saúde, independente se em curto ou a longo prazo, mesmo que ainda exista estudos que relatem benefícios para o consumo leve a moderado.
Mas para você que treina e que tem algum objetivo, certamente o consumo de álcool é algo que você deve se preocupar ainda mais.
Influência do consumo de álcool para quem treina
Para iniciar, saiba que o álcool é bem calórico. Para se ter ideia, uma grama de álcool contém 7 calorias. Claro que também, para saber o valor total de calorias, vai depender do tipo de bebida ingerida. Contudo, de qualquer maneira, serão calorias vazias e que não ajudam em nada. Isso que estamos falando apenas do álcool e não de outros componentes com algum drink, como por exemplo o açúcar da caipirinha. E não apenas isso, vale lembrar que o álcool também atua sobre o controle inibitório. Ou seja, pode ser que enquanto você bebe, ainda corre o risco de perder o controle na ingestão de aperitivos.
Portanto, a ingestão de álcool pode engordar. Então se você visa emagrecer e não quer deixar a cerveja de lado, pode começar a considerar esta possibilidade.
Além de engordar, o álcool pode impactar nas habilidades psicomotoras: equilíbrio, coordenação e precisão de movimentos complexos, tempo de reação e outros. E da mesma forma, ainda pode afetar a força, potência, resistências muscular e cardiovascular e velocidade. E se você é a pessoa que tem o foco em desenvolver massa muscular, o álcool pode afetar no aumento do hormônio cortisol e a diminuição da testosterona.
Bom, outra coisa em que o álcool pode afetar é o sono. Neste caso, pode desregular o ciclo natural do sono. E caso você não se lembre, ou não saiba, é durante o sono em que nosso organismo faz a reparação e a construção do tecido muscular.
E mais…
Voltando ao Rugby, outro exemplo bem comum, onde acontece a incidência do consumo de álcool, é em torneios de praia ou em alguns torneios de fim de ano. Como para muitos estes torneios é para socializar, é então que lá vai mais algumas cervejas. E é neste momento, também, que pode estar mais um perigo. Pela perda de suor durante a prática, o indivíduo pode se desidratar – algo bem comum inclusive. Contudo, quando acontece esses eventos tudo junto, o risco de desidratação ainda é maior. Isto vai acontecer pois o álcool também desidrata. Ocorre que álcool é uma substância diurética e isto fará com que seus rins trabalhem muito mais para filtrar e expelir o que foi ingerido.
Para que nosso corpo se movimente, precisamos gastar energia, certo? Pois bem, o consumo exagerado de álcool pode reduzir a reserva de glicogênio (açúcar) em nosso organismo. Consequentemente afeta a produção de energia e influencia negativamente o desempenho.
Por último, o consumo de álcool pode afetar ainda mais os nossos estados emocionais como: ansiedade e sintomas depressivos. E sabe quem é um grande aliado para a garantia do nosso bem-estar? Sim, a atividade física. Por isso, mantenha-se sempre ativo!
Importante ressaltar que aqui trago apenas pequenas informações sobre algumas alterações da influência do álcool sobre nosso organismo. Não quis me ater em questões muito técnicas pois o básico já é o suficiente para entender como nosso corpo pode ser afetado.
Por fim, lembre-se de algo bem importante: procure sempre a ajuda de um profissional. Apenas ele será capacitado em te dar as melhores orientações e o acompanhamento ideal para que você atinja seus objetivos.