Qual o melhor Horário para Treinar?
Desde que o tempo foi organizado mecanicamente, ele é igual todos os dias. Contudo, com nossa rotina diária, as vezes temos a sensação de que as 24h passaram voando. Os tempos modernos cada vez mais nos exigem cronometrar todo o nosso tempo em virtude dos nossos afazeres.
Assim como organizamos o nosso tempo, através do relógio, nosso organismo não se comporta de maneira diferente. Primeiramente, antes de entrar no assunto deste post, devemos entender que nosso organismo também tem “as suas 24h”, funcionando diferente no decorrer desse tempo. Este ciclo de mudanças é conhecido como Ritmo Circadiano, e tem suas influencias, principalmente, pela variação da luz, temperatura, marés e ventos.
O Ciclo Circadiano também terá gerência, por exemplo, sobre alguns fatores psicológicos, influências na digestão, regulação do sono, além de renovação celular e regulação da temperatura corporal.
Portanto, sabendo que nosso organismo tem determinado ciclo, as sínteses proteicas também irão ocorrer em maior quantidade em certos horários.
Ao praticarmos exercícios físicos devemos sempre ter de maneira bem clara qual é nosso objetivo, certo?
E definir o melhor horário para treino (caso você tenha possibilidade para isso) também deve ser levado em conta. Saber a resposta do nosso corpo, durante a prática do exercício, e direcionar o treino para um determinado horário, pode te ajudar a ter melhores resultados.
Existem estudos em que a ciência aponta diferentes respostas do organismo de acordo com o período do dia. Um exemplo, com relação a força, estudos apontam que os níveis de força são menores pela manhã e vão aumentando durante o dia até a noite. A explicações para isso é: o nível de cortisol. Isto é, o nível de cortisol está baixo durante o período da tarde e também é possível produzir mais testosterona, através da atividade física, durante o mesmo período.
Então, qual é o melhor horário para treinar?
Como mencionado anteriormente, o horário irá depender do seu objetivo:
Se seu objetivo é perder peso, ou seja, emagrecer, o melhor horário pode ser o período da manhã.
Agora, se você tem como objetivo de aumentar performance, por exemplo em modalidades que exijam um bom condicionamento físico, estudos mostram que as funções enzimáticas aumentam durante o período da tarde, com o seu pico entre 14h e 18h. Ou seja, o treino com maior intensidade deve ocorrer durante este período.
Vale lembrar que, além de um treino ter determinado objetivo, e para este exemplo, vale levar em consideração o princípio da especificidade. Seu objetivo é competição? No período matutino? Neste caso é importante que os treinos sejam neste período. O motivo? O motivo está na importância de adaptação específica do seu organismo para a competição neste mesmo período.
E por fim, se você chegou neste post atrás da resposta com relação ao aumento de massa muscular, ou seja, a hipertrofia, saiba que o melhor horário é entre às 16h e 19h. Isso vai ocorrer devido à redução de cortisol e liberação de testosterona durante este período.
Contudo, é importante lembrar sobre a disponibilidade de tempo. Nem sempre o horário que temos para treinar é o mesmo que o nosso organismo terá as melhores respostas fisiológicas. Não se preocupe com isso. Lembre-se que nosso corpo é bastante adaptável. Caso você não tenha disponibilidade no horário que, em teoria, é o melhor para treinar (de acordo com seu objetivo), não quer dizer que você não vai ter resultado. O mais importante, sem sombra de dúvidas, é: IR TREINAR!
Acompanhe a vídeo auladeste assunto no nosso canal do Youtube.
Nosso coordenador técnico esclarece todo o tema abordado neste post. Além disso, ele traz mais dicas, exemplos de estudos e boas motivações para você não deixar de treinar.