
Os 3 Passos para mudança de hábito
Se você chegou até aqui, é porque deve estar há algum tempo pensando em mudar hábitos em sua rotina diária. Acertei? E esta mudança é para ter uma vida mais saudável através da atividade física? Alimentar-se melhor?
Sair da nossa zona de conforto, para começar algo novo em nossa rotina, nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente coisas que não estamos acostumados a fazer.
Exercício então? Vixe…
Mas deixa eu te dizer que nada é impossível. Contudo, seja lá qual for a mudança que você deseja, como por exemplo ler um capítulo de um livro todas as noites, alimentar-se melhor ou praticar exercícios, você vai precisar criar um hábito. E no fim, este hábito será tão natural que você não vai precisar pensar sobre.
“Quando for ver, já está com a roupa de ir”
E não, você não precisa ser que nem a sua colega que tem muita força de vontade e se esforça muito. Criar um hábito de coisas boas para você e deixar as ruins de lado, não é algo tão difícil.
Os 3 Passos para mudança de hábito
1º A Deixa
Para criar ou mudar um hábito, é necessário ter uma “deixa” ou “situação” que faz você ter vontade de querer fazer algo ou mudar.
Como por exemplo caminhar todos os dias. Isso pois, caminhar todos os dias, será algo benéfico para a sua saúde física e mental. Isso quer dizer que os benefícios da caminhada diária são as razões para a sua deixa. E para contribuir, é importante que neste processo você encontre ou crie uma situação confortável para realizar estas atividades. Podemos usar como exemplo um local específico do seu gosto para a caminhada, um horário que te agrade ou até mesmo chamar alguém para ser sua dupla na caminhada.
2º Rotina
Depois disso vamos partir para a rotina. Isso mesmo, a rotina para muitas pessoas não é algo tão bom ou prazeroso, mas para começar a ter o hábito daquela caminhadinha diária, a rotina é necessária. Portanto não se sabote. Inclua a caminhada no seu dia a dia como um compromisso. Isso ajudará ainda mais tornar a caminhada como algo natural. Vai ser que nem escovar os dentes.
3º Recompensa
Agora que você juntou a sua deixa e tem uma rotina do hábito que desejou criar, é a vez da recompensa!
Com o tempo, você verá a sua caminhada diária dando resultados e que realmente valeu a pena. Perceberá que já não se sente mais tão cansado ou que o seu sono melhorou. Se o hábito era alimentar-se melhor, a recompensa será uma qualidade de vida melhor. E caso tenha escolhido ler o capítulo de um livro todas as noites, a recompensa pode ser os novos conhecimentos ou o relaxamento adquirido com a leitura.
Bons hábitos levam ter outros bons hábitos.
E aí, qual o hábito que você deseja mudar?
Bom… seja lá qual for, ainda dá tempo de realizar alterações no seu estilo de vida e ter muito mais saúde e qualidade de vida.
Pense em um motivo, crie a sua rotina e colha a recompensa.