Musculação devemos treinar antes ou depois do cárdio?
Você deve lembrar que postamos, há poucos dias, sobre treinamento concorrente e a possível interferência do treino aeróbio na hipertrofia. Porém, se chegou agora em nosso blog, não deixe de conferir a postagem anterior. Frequentes são as dúvidas de quando treinar determinada modalidade, não é mesmo?
Se eu treinar musculação antes ou depois do aeróbio, será que ajuda, atrapalha ou tanto faz?
Primeiramente, para que consigamos determinar a ordem de cada tipo de treino, é importante que seja definido um objetivo. Posteriormente, com o objetivo definido, é que teremos as respostas das perguntas feitas no parágrafo anterior.
Para entender melhor…
Temos os treinos aeróbios, ou cardiorrespiratórios, que são utilizados para atingir dois objetivos principais: melhora do condicionamento físico e emagrecimento.
Além disso, temos a musculação, ou treino com pesos, que normalmente tem como objetivo a hipertrofia ou o aumento da força. Uma vez que temos o objetivo definido, podemos organizar qual ordem seguir e qual tipo de treino fazer antes. As atividades aeróbias são excelentes para a saúde, sobretudo do sistema cardiovascular. Portanto, se seu objetivo é condicionamento físico ou emagrecimento – onde o gasto calórico total de suas atividades resultará em um balanço calórico negativo – saiba que, de acordo com estudos científicos, a ordem do treino não fará diferença.
Além disso, o mesmo irá ocorrer quando seu objetivo for o aumento da massa muscular, ou seja, a ordem dos treinos não atrapalha a hipertrofia. Entretanto, se seu objetivo for aumentar a força, aí sim tem diferença!
Se seu objetivo é fortalecer (seja para recuperar de alguma lesão ou melhorar as capacidades do dia-a-dia ou apenas ficar mais forte fisicamente), ao treinar musculação antes do aeróbio, você terá maior resultado com relação ao seu objetivo específico.
Lembre-se que ser mais forte nos ajuda a atingir todos os outros objetivos mencionados acima. Nenhum treino é perdido, eles sempre se completam, e podem ser praticados harmonicamente quando o treino é correto.
Como todas as nossas postagens anteriores, deixamos, aqui, a dica para assistir a vídeo aula preparada pelo nosso coordenador técnico sobre este assunto.
A vídeo aula esclarece, de maneira didática o tema abordado neste post, além de tirar outras possíveis dúvidas.
Caso tenha interesse, confira outras duas postagens como complemento:
Boa leitura e até a próxima!
Foto destaque: Brett Jordan, @brett_jordan. Disponível em: https://unsplash.com