
O Que Comer Antes e Depois do Treino – Parte I
Para nos mantermos saudáveis, é importante termos uma boa alimentação juntamente com a prática de exercícios físicos. Esses dois elementos, juntos, nos permitem ter uma boa qualidade de vida. Além da qualidade de vida, a alimentação correta também é uma grande aliada para quem tem objetivos mais específicos como emagrecer ou ganhar massa muscular (hipertrofia).
Sabemos que para alcança-los não é fácil, pois isso exige bastante disciplina e muito treino! Contudo, a alimentação é um dos fatores determinantes para atingir esses objetivos e melhorar a performance do seu treino. Seja você atleta ou apenas praticante de exercícios.
Pensando no quanto a alimentação pode ser uma grande aliada do seu treino, você sabe como deve se alimentar antes e depois do treino?
Antes de chegar nessa resposta, é importante LEMBRAR que apenas um profissional da área é quem pode determinar exatamente o que você precisa. Este blog é apenas um canal informativo e não deve ser utilizado como solução definitiva para o que você busca.
Praticar exercícios sem se alimentar corretamente pode prejudicar o seu treino e consequentemente seus resultados. Isso porque nosso organismo precisa de energia! Ou seja, a força para executar as atividades da vida diária, assim como do seu treino!
De onde vem a energia necessária que precisamos? A reposta é simples: vem através dos alimentos que ingerimos. Esta energia pode ser em forma de: carboidratos, proteínas ou gorduras.
O Que Comer Antes do Treino
Existem várias estratégias nutricionais para cada caso e, por isso, é importante saber qual é seu objetivo e tipo de treino.
Se seu objetivo é ganhar massa muscular, ou seja, quando o treino será mais intenso, este período pré-treino vai ser o momento de ingerir carboidratos. Embora os carboidratos sejam vistos por alguns como um “vilão”, boa parte da sua energia virá dele e evita que você use outras fontes energéticas desnecessariamente.
Certo, mas qual a quantidade e o tempo que devo comer antes?
Isso vai depender do quanto de carboidrato você tem que ingerir – quem calcula é o profissional qualificado. Como exemplo temos: a ingestão de carboidrato, antes do treino, é cerca de 1g para 1kg de peso corporal. Ou seja, se você pesa 85kg, vai necessitar ingerir mais ou menos 80 a 85g de carboidrato antes do treino. Essa é uma quantidade relativamente alta, e como precisamos dar tempo necessário para que o carboidrato seja transformado em energia, o tempo ideal é entre 1h30 a 2h antes do treino. Neste caso, o processo de digestibilidade é um pouco mais lento devido ao tipo de carboidrato ingerido.
“Mas eu tenho pouco tempo para comer antes do treino…”
Não tem problema, neste caso pode-se diminuir a quantidade e o tipo de carboidrato, dando prioridade para algo mais líquido já que o importante é priorizar a digestibilidade rápida. O restante do carboidrato pode ser ingerido em uma outra refeição mais distante, como no café da manhã ou no almoço, caso você treine no período da tarde.
Agora, se seu objetivo é definir ou reduzir a gordura corporal, possivelmente a estratégia será o contrário: não oferecer carboidrato antes do treino, e induzir que a gordura seja usada como fonte energética.
E se você está se perguntando: “mas e a proteína?”
A proteína pode ser utilizada, mas não tem tanta funcionalidade neste momento. Ela será mais funcional no período pós treino. Isso pois, depois do stress causado pelo exercício no músculo, precisamos reparar os tecidos musculares e construir massa muscular. E para isso as proteínas serão fundamentais.
Sobre os pós treino, quais são as recomendações? Isso vamos esclarecer no post da semana que vem!
Lembre-se de consultar os especialistas das diferentes áreas!
Acesse Dieta Correta (com a Nutr. Gabriela Wildner) ou Treino + Dieta Corretos e conheça nossos programas que incluem acompanhamento nutricional!
Foto de Capa: Nathan Cowley no Pexels