Peso livre x Aparelhos: O que é melhor?
É de conhecimento comum os benefícios que o treinamento com pesos – pesos livres ou guiados por aparelhos – podem nos trazer. O treinamento com pesos pode ser utilizado para vários objetivos: desenvolver força, condicionamento físico, saúde, perda de peso, hipertrofia e até a reabilitação de lesões.
Nos últimos anos, surgiram algumas modalidades alternativas que visam trabalhar o corpo por meio de pesos livres. Estas modalidades, como treinamento funcional e o crossfit, por exemplo, nos permitem sair um pouco do ambiente mais comum (a sala de musculação). Contudo, a sala de musculação também nos permite trabalhar tanto com pesos livres como com aparelhos.
Sendo assim, eu lhe pergunto: vendo tantos equipamentos diferentes, você já parou para se perguntar qual deles é o melhor? Alguns praticantes que preferem exercícios com peso livre, enquanto outros treinam apenas em aparelhos, pelo conforto e sensação de segurança, mas qual será a diferença entre ambos?
Os pesos livres são aqueles em que você pode mover, livremente, o seu corpo – junto com algum implemento (listados abaixo) – para qualquer direção. Já os aparelhos são equipamentos que permitem realizar o movimento em apenas uma direção, ou seja, um caminho fixo.
Aqui temos alguns exemplos entre os estilos:
PESOS LIVRE | APARELHOS |
Kettle bell;Medicine; Balls; Polias; Tornozeleiras; Halteres; Barras; Peso corporal. |
Barras Guiadas; Graviton; Máquina de Leg Press; Peck Deck; Cadeira adutora e abdutora. |
Na prática, o que acontece?
Durante o exercício com peso livre, a falta de um caminho fixo vai exigir um certo esforço extra para estabilizar o movimento, já que você pode direciona-lo para qualquer lado. Por isso, recrutamos uma maior quantidade de músculos durante a realização do exercício, pois não usamos apenas o músculo motor primário. Outros músculos auxiliares (estabilizadores e sinergistas) também são bastante ativados na estabilização do movimento.
Já o treinamento com os aparelhos vai ser o inverso, ele deixa o movimento do exercício estável e sempre na mesma direção, e por mais que você tente empurrar a máquina em outra direção, o aparelho vai sempre conduzir o movimento na direção desejada. Esse direcionamento do movimento permite estabilizar as articulações, focando o trabalho em músculos específicos.
Prós e Contras
Para determinar os prós e os contras de cada tipo de equipamento, assim como com o treino, devemos estabelecer sempre um objetivo.
Se você é um atleta de esportes coletivos e que precisa ter uma boa capacidade de troca de direção rápida, equilíbrio e controle de determinados movimentos, o treinamento de peso é o mais aconselhado, pois te permite alcançar esses objetivos. Ao treinar com aparelhos, não desenvolvemos tanto a consciência corporal como no treino com peso livre. Por se tratar de um movimento guiado, o aparelho não permite movimentos instáveis e faz com que os músculos estabilizadores (links do post sobre músculos estabilizadores) não sejam fortalecidos.
Agora, se você é iniciante no treinamento com pesos, o treino em aparelhos é uma ótima opção. Este equipamento te traz mais segurança, já que é difícil errar o movimento e minimiza os riscos de lesões. Mas lembre-se: o equipamento deve estar sempre ajustado da maneira correta.
Enfim, qual o melhor: pesos livres ou em aparelhos?
Um estudo realizado recentemente, tentou comparar os efeitos do treinamento com pesos livres x aparelhos nos níveis de massa muscular, força, testosterona e cortisol. A conclusão foi: o modo de treinamento não determina o grau de hipertrofia ou aumento de força. Ou seja, o estudo indica que ambas as valências aumentaram de maneira semelhante. Sendo assim, podendo ser utilizado qualquer um dos métodos para esses objetivos.
Portanto, determinar qual dos dois métodos é o melhor vai depender de vários fatores: o objetivo que você tem, o local de treino, sua experiência, suas necessidades e o que melhor você se adapta. Não existe a receita para este bolo. Cada um dos estilos tem suas vantagens e desvantagens e você pode usar cada um deles em momentos estratégicos do seu treinamento – desde que acompanhado de um profissional qualificado para isto.
De resto, é só sucesso!
Acompanhe um pouco mais sobre este tema, através da videoaula na nossa página do youtube e aproveite para os seguir, sempre temos postagens de conteúdos novos.
Foto Destaque: Risen Wang – @risennnnn. Disponível em: unsplash.com