Será que tem benefício treinar descalço?
O Mundo fifness é um lugar que sempre aparece coisas novas. Trazer algo novo é uma ótima maneira de incentivar a galera a treinar. O novo nos instiga a encontrar algo que possamos gostar e, como resultado, colher os frutos da atividade escolhida. Podemos usar por exemplo “a era Crossfit”, como um dia já foi a febre do treinamento funcional ou o pilates.
Inovar neste mundo pode trazer novas possibilidades em um treino, em um movimento e no fim contribuir na performance e nos resultados. Sim, dependendo do que for, estas inovações podem ser benéficas.
Contudo, nem tudo são flores. Por exemplo a época que a galera corria de moletom para emagrecer e, quando na verdade, era só suor sendo expelido. Muitas invenções não possuem os devidos estudos e são vendidos para gerar lucro, esquecendo do que é mais importante: a saúde e integridade física das pessoas.
A nova moda é “treinar descalço”. Sendo assim, ai vem a pergunta:
Será que tem benefício treinar descalço?
Nossos pés são formados por um conjunto de ossos, músculos, articulações e tendões. Eles juntos nos mantém em pé e em equilíbrio. Ao ficar descalço e com os pés em diferentes tipos de terrenos — reto, irregular, macio ou duro —, nosso cérebro colhe informações sobre o ambiente em que estamos, melhora a propriocepção – ou seja, a consciência do corpo no espaço – entre outras sensações.
Bom… se nossos pés possuem ossos, músculos, articulações e tendões, a lógica é que também devemos treina-los, certo? Até porque, assim como outras partes do nosso corpo, se não treinamos, vamos perdendo força.
Ter os pés fortes, nos ajuda a amortecer alguns impactos e faz com que nossos pés e joelhos não fiquem tão sobrecarregados. Muitos profissionais vêm defendendo a hipótese de que treinar descalço proporciona: Maior estabilidade durante o movimento ao treinar força; Fortalecimento do arco plantar; Melhor recrutamento dos músculos atuantes no exercício entre outros benefícios.
Contudo, você já parou para pensar que sempre treinamos nossos pés? Ao levantar descalço para andar pela casa, quando caminhamos no quintal, na praia ou por qualquer outro motivo que possamos nos locomover descalços e em segurança. Mesmo que com uma certa idade já tenhamos nossos pés enfiados em um sapato, boa parte do tempo estamos descalços.
Tenha Cautela….
Por este motivo, tenha cautela. Não é porque estar descalço é bom para os nossos pés, que podemos sair fazendo qualquer coisa.
Imagina jogar a NBA com tênis All Star – que é praticamente estar descalço? Para quem não sabe, o tênis All Star ganhou bastante popularidade, entre os jogadores de basquete, nos anos 1910. Imaginem só o impacto nos pés e joelhos de um jogador da NBA com 2m de altura e 110kg saltando e correndo de um lado para o outro? Fazer uma corrida descalço ou praticar atividades que tenham muito impacto estando descalço, além de sobrecarregar muito mais a sola e articulações dos pés e joelhos, pode acarretar em lesões por atrito ou até mesmo cortar pés de graça.
De modo geral, se você estiver em um ambiente controlado, como por exemplo em casa, é interessante treinar descalço, não tem problema nenhum. Agora, em outros ambientes como a rua, praça, academias ou em treinos que exijam muito impacto, o melhor mesmo é usar um tênis confortável, sobretudo antiderrapante e adequado para a prática.
Por fim, treine como se sentir confortável, de maneira consciente e com supervisão de um profissional. Esses são sempre os melhores treinos!
Photo by Dylan Gillis on Unsplash