TAF – Polícia Civil do Distrito Federal
O TAF – Polícia Civil do Distrito Federal está na mesma situação como tantos outros concursos: suspenso e sem previsão para a retomada do concurso. Ao menos a notícia boa é que os concursos estão sendo suspensos e não cancelados definitivamente!
Como nosso assunto é o teste de aptidão física, aqui vai algumas recomendações e outras dicas para o TAF – Polícia Civil do Distrito Federal.
Primeiramente não se esqueça de uma coisa bem importante: este teste tem caráter ELIMINATÓRIO! Por isso é importante que você tenha treinado bem para conseguir passar desta fase.
Em princípio, para este concurso as provas serão: barra fixa, flexão abdominal, meio-sugado, shuttle run (ir e vir) e corrida de doze minutos.
As primeiras dicas são:
- Leia todo o edital e saiba o que pode ou não pode fazer o seu TAF;
- Como os concursos estão sendo todos adiados, alguns com datas já previstas e outras não, mantenha-se atualizado sobre o status da prova;
- Cada estado tem a sua regulamentação em relação ao que está aberto ou não devido a pandemia. Contudo, isso não é desculpa para deixar de treinar já que você pode treinar até em casa. Além de que, quanto mais você treina, melhor será seu resultado;
- Durante o seu treino, vá aprendendo e sentindo o seu corpo. Conheça o que te faz bem e o que pode te deixar bem preparado para este dia. Isso tudo porque tem muita gente que não aquece antes de cada prova e dá só aquela “alongadinha”;
- Faça sempre a simulação do seu teste de acordo com o que o edital propõe;
- Treine com roupas confortáveis. Isso quer dizer que pode ser até com as mesmas para o dia do teste;
- Tente não mudar sua alimentação dias antes do teste;
- E claro, não se esqueça dos documentos de identificação solicitados pelo edital.
TAF – Polícia Civil do Distrito Federal
O TAF – Polícia Civil do Distrito Federal tornará o candidato apto ou não para a próxima etapa caso o mesmo atinja o mínimo de 50 pontos em cada prova. Para cada prova específica terá a quantidade de repetições mínima, o tempo mínimo e as respectivas pontuações. As especificações para este teste estão no item 13.11 – Da Forma de Execução dos Testes do edital publicado.
BARRA FIXA – MASCULINO
É o teste que mensura a força dos membros superiores e é bem comum entre os concursos. Para o teste masculino ele é de forma dinâmica, ou seja, o candidato deverá flexionar e estender os cotovelos. E como ele é um movimento dinâmico, o candidato deve fazer o movimento de “subir e descer”, em até um minuto e sem descansar durante a execução.
A posição inicial do candidato é a suspensa na barra, com as mãos em empunhadura pronada ou supinada, não podendo ter contato dos pés com o solo. Como mencionado anteriormente, o movimento é dinâmico. Portanto, ao comando de “iniciar”, o candidato deve flexionar os cotovelos, elevando seu corpo até que o queixo ultrapasse a barra – sem toca-la com o queixo -, e retornando à posição inicial.
Fique atento em algumas ações proibidas para este teste. Ações como: tocar os pés no chão, utilizar luvas, tocar o queixo na barra, realizar “butterfly” ou chutes.
E ah! Você terá outra chance caso não consiga realizar este teste de primeira.
BARRA FIXA – FEMININO
Este é o teste com o mesmo objetivo do teste masculino, porém com adaptação para as mulheres. Neste caso o teste é realizado de maneira estática, ou seja, a candidata irá se posicionar sob a barra – com as mãos em pronação ou supinação -, pisando sobre um ponto de apoio, com o queixo acima da barra e sem tocar o queixo na barra.
Com os braços já flexionados, ao comando “iniciar”, o ponto de apoio será retirado e cronometrado o início do teste. E por ser uma prova estática, a candidata deverá ficar nesta posição – em até 1min – até que não suporte mais. Finalizando assim a contagem do tempo.
Assim como o teste masculino, é proibido usar luvas, encostar o queixo na barra, flexionar o quadril entre outras ações. Você não conseguiu de primeira? Calma! Também será concedida uma segunda chance para quem não conseguir o teste de primeira.
Como fazer Flexão de Braços em Barra Fixa
Treino para melhorar Barra Fixa do TAF
TESTE DE FLEXÃO ABDOMINAL
Para mensurar a força de resistência dos músculos da parede abdominal, os candidatos deverão realizar o mesmo movimento durante 1min. Neste teste, a aplicação será através do “Abdominal Remador”. Para isso, a posição inicial é de costas para o chão, com o corpo todo estendido em relação ao solo – inclusive os braços que devem estar estendidos atrás da cabeça.
Exercícios do TAF (Teste de Aptidão Física) – Como fazer Remador
Treino para melhorar Remador do TAF
TESTE DE MEIO-SUGADO
Dentre todos os concursos já mencionado em nosso site, esse é o primeiro em que este teste aparece. É um teste bem completo e que necessita de bastante esforço. Isso porque o teste é realizado em 1min e as repetições mínimas são de 20 para os homens e 16 para as mulheres. Por isso é importante que os candidatos treinem bastante.
Fique atento em todos os detalhes. Isso pois, caso a execução não seja correta, ela não será anotada. Isso quer dizer que você pode perder tempo e energia desnecessariamente. Mesmo que seja concedida uma segunda chance, atente-se na execução. Como por exemplo não colocar as mãos no solo antes de lançar os membros inferiores para trás, não realizar as etapas mencionadas ou até mesmo usar algum acessório que que facilite a execução do exercício.
Exercícios do TAF – Como fazer Meio Sugado
Treino para melhorar Meio Sugado do TAF
TESTE DE SHUTTLE RUN (IR E VIR)
Este é o teste que determina velocidade e agilidade e está presente na maioria dos concursos. Ele funciona da seguinte maneira: ao comando de “atenção iniciar” e com o cronômetro disparado, o candidato deve sair da linha inicial, correr em máxima velocidade até a outra linha demarcada – passando pelo menos um dos pés desta linha. Deverá pegar um dos blocos lá disposto, retornar à linha inicial, depositar o bloco e sem interromper a corrida repetirá a sequência. O cronometro só irá parar quando o segundo bloco estiver depositado corretamente.
Na hora da correria nem todo mundo presta atenção no que está fazendo e o erro mais comum deste teste é: JOGAR, ARREMESSAR ou LANÇAR o bloco. Mas calma, não se preocupe, caso não consiga de primeira, o você ainda terá uma segunda chance. Contudo, fique atento neste detalhe.
Exercícios do TAF – Como fazer Shuttle Run (Corrida Vai-e-vem)
DO TESTE DE CORRIDA DE 12 MINUTOS
Aqui não tem muito erro, é entrar na pista e correr. Mas calma, para ter um bom resultado, você precisa ter treinado bastante, pois o teste avalia a capacidade cardiorrespiratória do candidato, através da distância total percorrida em 12 minutos. A distância mínima para os homens é de 2.350 metros e para as mulheres é 2.020m. A parte “boa” deste edital é que você poderá deslocar-se em qualquer ritmo, ou seja, poderá correr, caminhar e inclusive parar e depois prosseguir.
Dicas Corrida de 50m, Corrida de 12 minutos e 50m de natação
Treino para melhorar Corrida de 50m e Corrida de 12 minutos do TAF
*Os vídeos desta postagem foram feitos com base no concurso do Corpo de Bombeiro do Estado de Santa Catarina.
Você pode ter um Treinamento totalmente individualizado e melhorar seu rendimento no Teste de Aptidão Física (TAF) dos concursos públicos clicando AQUI!
Foto Destaque: blogs.correiobraziliense