Treino aeróbio: pode prejudicar a hipertrofia?
Treino aeróbio: pode prejudicar a hipertrofia?
A famosa “rádio corredor” nas academias é um universo muito diverso. Vários são os temas que correm em uma sala de musculação, desde temas sobre alimentação a quais tipos de treinos são melhores, e por aí vai. Entre eles, um que com certeza você já deve ter se perguntado é: o treino aeróbio prejudica a hipertrofia?
Pergunta essa que, para muitas pessoas, pode fazer algum sentido, já que treinos aeróbios estão associados à perda de gordura e que, por algum motivo, leva a pensar que também possa existir a perda de massa magra.
Outro motivo que pode levar a esta dúvida é um dos princípios do treinamento. Dentre os princípios, há o princípio da especificidade. Este princípio diz que o treinamento deve ser específico ao objetivo que se deseja atingir.
Contudo, você já parou para pensar em todos os benefícios que o treino aeróbio traz para seu organismo?
Benefícios como:
- Eficiência cardíaca;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Auxilio em programas de perda de peso;
- Melhora na aptidão física;
- Além dos benefícios à saúde mental como a sensação de prazer e bem-estar após à atividade.
Ora, se o treino aeróbio nos traz tantos benefícios, então porque não usá-lo junto com o treino de hipertrofia?
Com o objetivo de saber se nosso metabolismo pode estar menos propenso a ganhar massa muscular após um treino aeróbio, dois tipos de estudos foram realizados: bioquímicos e outros com efeitos reais do aumento do músculo. Neste post vamos nos ater ao segundo tipo.
Estes estudos foram realizados utilizando treinamento concorrente – quando os treinos de musculação são realizados junto com os treinos aeróbios.
Os diferentes estudos que avaliaram o aumento real de massa muscular tiveram as seguintes características:
- Período entre 5 a 21 semanas;
- Treinos aeróbios de 20 a 90 min, com diferentes intensidades (intervalados ou contínuos), após o treino de musculação para membros inferiores;
- Treino aeróbio realizado desde 5 min até mais 24h após o treino de força.
O que foi encontrado?
Mesmo com os diferentes tipos de treinos aeróbios, com diferentes intensidades e durações, fazer treinos aeróbios concorrentes com treinos de musculação, com fins hipertróficos, não interferem no metabolismo para ganho de massa muscular.
Portanto, nada mais de desculpas.
Acompanhe nossa vídeo aula e tire suas dúvidas!
E já que o assunto é hipertrofia, acompanhe nossa postagem anterior, sobre a quantidade de vezes que devemos treinar na semana para ganhar massa muscular.