Quantas vezes devo treinar para emagrecer?
Nosso dia-a-dia passa em uma velocidade tão grande que as vezes nem percebemos como nos comportamos com relação a nossa saúde, alimentação e também às práticas de atividades físicas. Atualmente temos facilidade no acesso a alimentos com altos valores calóricos. As entregas de maneira fácil e rápida no conforto da nossa casa ou do trabalho, pedida através da tela do celular, fazem com que as vezes deixemos de lado o hábito de cozinhar alimentos saudáveis e nos mantermos fisicamente ativos.
Esta rotina de má alimentação e falta de atividades físicas, pode levar o indivíduo a uma vida sedentária. Podendo gerar um corpo sem saúde e com aquelas famosas “gordurinhas a mais”. É ai que a pessoa se dá conta, e a primeira coisa que lhe vem a mente é: “preciso emagrecer”.
É importe sabermos que ao pensar em um programa de emagrecimento, não devemos apenas ter a preocupação estética. Isso pois nem sempre o corpo que é “super magro” é a representatividade de um corpo ideal e saudável.
Quantas vezes devo treinar para emagrecer?
O que a OMS DIZ?
Ao considerarmos as orientações da organização mundial da saúde (OMS), para promover e manter a saúde, todos os adultos saudáveis com idade entre 18 e 65 anos precisam de atividades físicas aeróbia moderadas ou vigorosas:
1 – Intensidade Moderada: 150min por semana, ou seja, 30min diários, 5 vezes na semana;
2 – Intensidade Vigorosa: 60min por semana, ou seja, 20min diários, 3 vezes na semana.
Já com relação aos programas para perda de gordura, devemos levar alguns pontos em consideração:
- Treinar muitas vezes na semana pode levar um desgaste do corpo muito grande fazendo com que a pessoa não consiga recuperar o desgaste ocasionado pelo treino;
- Treinar poucas vezes na semana pode não proporcionar o estímulo necessário para que a pessoa consiga atingir seus objetivos
Mas então, o que devo fazer?
A frequência semanal adequada para o treinamento está relacionada ao tempo necessário de recuperação do último treino, ou seja, a frequência de treino dependerá do tempo em que o indivíduo precisa descansar para poder realizar um treino novamente.
O tempo relativo ao descanso de cada treino dependerá da condição física da pessoa e de duas variáveis (volume x intensidade), que, ao serem controladas, é possível estimarmos o descanso adequado e, consequentemente, a quantidade de vezes na semana em que o indivíduo pode treinar.
1 – Intensidade do treino (carga levantada ou velocidade de execução);
2 – Volume do treino (séries, repetições ou distâncias percorridas).
A grande característica de programas de exercícios com foco em perda de gordura é envolver o corpo de uma maneira mais completa. Ou seja, a partir de movimentos amplos, multiarticulares e que trabalhem grandes grupos musculares. Isso fará com que o corpo gere um gasto calórico elevado e acelere o metabolismo.
Sugestão:
Como sugestão, o período de treino pode ser realizado 5 ou 6 vezes durante a semana. Pode-se deixar um ou dois dias, para a recuperação de 100% do seu corpo, pois é importante que o gasto calórico seja elevado no decorrer da semana e, para isso, deve-se treinar mais vezes.
Para treinar corretamente – e para que os programas de perda de gordura surjam efeitos e sejam eficientes – é importantíssimo que o treino tenha a união correta entre exercícios, boa alimentação, descanso e o acompanhamento de profissionais qualificados das respectivas áreas.
No vídeo abaixo você pode acompanhar a vídeo aula completa sobre este assunto entre outras dicas.
Siga nos acompanhando nas próximas postagens.
Abraços e até a próxima!