Treinos com elásticos ou pesos: qual o melhor?
Treinos com elásticos ou pesos: qual o melhor?
Treinos com elásticos ou com pesos? Qual a diferença entre ambos? No post anterior falamos sobre treinar em casa. Agora, será que realizar treinos com elásticos, em casa, é uma boa alternativa? Certamente você já deve ter visto alguém utilizando elásticos para executar certos exercícios e se perguntado: Será que isso funciona?
A utilização de elásticos para treinamento já data de algum tempo. Inicialmente ele foi muito usado em fisioterapias. Hoje em dia vem sendo utilizado por atletas, grupos da terceira idade, reabilitação, musculação e até como aquecimento (quando em intensidade baixa).
Uma das grandes vantagens em se fazer treinos com elásticos está na sua versatilidade e praticidade. Além de ser um equipamento leve, que pode ser transportado e utilizado em qualquer lugar, os elásticos possuem custo baixo. Os pesos, como halteres e Kettlebell, você utilizará mais em locais específicos, uma vez que são difíceis de se transportar.
Modelos e Cargas do Seu Elástico
Vários são os modelos de elásticos e cada modelo e cor determina uma certa carga. Esta variedade torna o controle da carga no elástico semelhante ao peso, pois para aumentar a sobrecarga em uma barra, por exemplo, você deve acrescentar mais anilhas. Já com os elásticos, elásticos basta mudar a cor do elástico e/ou o seu ajuste para obter a carga desejada.
Uma desvantagem, com relação aos pesos, é a dificuldade do controle de carga entre um treino e outro. Com pesos você consegue garantir a carga exata trabalhada no treino anterior, porém, treinar com elásticos não existe a precisão da carga utilizada.
Treinos com elásticos lhe fornece uma resistência linear e progressiva.
Esta resistência pode atuar em diferentes planos – diferentemente dos pesos, em que a força é sempre para baixo (gravidade). Contudo, esta resistência pode ser benéfica ou maléfica dependendo do exercício realizado.
Importante…
Treinos com elásticos exige maior de ativação dos músculos estabilizadores (que pode prejudicar a ativação no músculos alvos). Mesmo assim, estudos afirmam que os ganhos de forças utilizando elásticos são similares aos treinos com pesos.
Isto pode ocorrer devido ao fato do treino com elástico não atingir apenas um músculo, mas sim a união de vários músculos. Isso inclui os músculos que garantem estabilidade permitindo, assim, uma maior produção de força.
Outra coisa bem importante: Treinos com elásticos permitem que o executante realize o exercício com postura melhor e evitando a famosa “roubadinha”.
Agora, para saber qual dos dois objetos é melhor para se treinar, e em que momento utilizar cada um deles, confira no vídeo abaixo.
A vídeo aula foi preparada especificamente sobre este conteúdo, e aborda, também, exemplos com comparações biomecânicas entre dois tipos de exercícios.
Ficou na dúvida sobre os músculos estabilizadores e como eles podem te auxiliar em um treinamento de força?
Você pode conferir estes conteúdos em: A Importância dos Músculos Estabilizadores
Foto destaque: Geert Pieters, @shotsbywolf. Disponível em: https://unsplash.com