Vergonha de ir à Academia?
Eu sempre gosto de trazer algumas experiências do dia a dia, principalmente aquelas que me fizeram refletir de certa forma. Acho que trazendo essas reflexões eu possa tocar algumas pessoas de certa maneira.
Este tema pode até parecer algo simples, mas para algumas pessoas pode ser muito difícil de “quebrar a barreira”. Tem alguém perto do meu ciclo que não consegue, de jeito nenhum, ir na academia sozinha. Não, e este não é aquele motivo que gosta de ir com alguém para dar aquela motivada no treino. O real motivo? Vergonha.
Ao questiona-la quais eram os motivos desta vergonha, ela me listou alguns: vergonha de ser observada, de não conseguir fazer os exercícios de maneira correta e alguém rir dela e, por fim, vergonha de se expor na academia.
Ao fazer uma pesquisa sobre este tema, encontrei várias matérias que relatam estes mesmos motivos e dão dicas de como perder a vergonha de ir à academia. Basicamente todas elas falam as mesmas coisas: pesquisar antes o lugar de treino, começar devagar, ter uma companhia, respeitar o seu limite, escolher os exercícios que gosta de fazer…
Acho que essas dicas podem ajudar bastante quem tem vergonha de ir à academia, mas, se tratando de algo que mexe com emoções, o trabalho é um pouco mais cuidadoso.
Ter vergonha, no início, é normal. Até porque é algo novo e muita gente demora para se abrir ao novo. E por este motivo é que vejo que as dicas podem até ajudar. Agora, se esta vergonha persistir, ao ponto de não deixar a pessoa conseguir ir sozinha – como é o caso da pessoa que usei como exemplo-, o ideal mesmo é ter um tipo de acompanhamento mais específico além do suporte da pessoa que vai te acompanhar e, as dicas da internet.
Agora uma pergunta…
Todas as dicas que encontrei pela internet foram voltadas para as pessoas que sentem vergonha de ir à academia. Se estas dicas existem, é porque as pessoas buscam este tipo de resposta e motivação. E até aí tudo bem. Contudo, em nenhuma das dicas encontrei a reposta para uma pergunta. Pergunta cujo a resposta muitas vezes pode ajudar a contribuir em amenizar este sentimento.
O que os profissionais da área, sejam professores, gestores ou até mesmo quem vai só para realizar as atividades, estão fazendo para deixar quem tem vergonha de treinar (qualquer tipo de atividade) o mais confortável possível?
É muito importante pensar para que – além das dicas para a pessoa em questão – quem está em volta também tenha um olhar atento para este grupo e busque cada vez mais estratégias para deixá-los confortáveis para praticarem atividade física.
Afinal, o maior objetivo é a promoção da saúde, seja ela física ou mental.
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay