Vitamina D aumenta a testosterona?
A Vitamina D sempre foi conhecida e indicada para melhorar a saúde dos ossos. Atualmente, estudos têm demonstrado implicações mais amplas em muitos sistemas do nosso corpo. Entre outros benefícios, ela auxilia na saúde do coração, pois auxilia no relaxamento de vasos sanguíneos e no controle das contrações do músculo cardíaco.
E é extremamente importante na saúde óssea, pois é responsável pela homeostase de cálcio, ou seja, pelo equilíbrio de cálcio no nosso corpo, seja nos ossos, dentes ou outros tecidos, inclusive no tecido muscular. Ela aumenta o
transporte de cálcio do meio extracelular para o intracelular e mobiliza o cálcio de dentro da célula, além de ser imprescindível para o intestino conseguir absorver cálcio. Ou seja, sem vitamina D, o organismo não consegue absorver o cálcio que ingerimos através de alimentos, e ainda dificulta o transporte da Vitamina D para dentro da célula.
Ela pode ser obtida através da forma exógena, na alimentação (ou suplementação), ou da síntese endógena a partir da exposição ao sol.
A carência dessa vitamina é algo muito comum e está relacionada com o aumento da incidência de depressão, de doenças autoimunes, de sobrepeso, de artrite, de osteoporose, de hipertensão, de diabetes e até de câncer.
Caso seja necessário, existem suplementos, na forma de gotas, cápsulas e comprimidos, que ajudam a evitar este quadro de vitamina D baixa e podem auxiliar no tratamento de algumas doenças. Mas é preciso consultar um médico para saber a dosagem exata, já que em excesso a vitamina D pode causar problemas renais.
Após todas estas informações, chegamos finalmente a questão principal deste artigo:
A ingestão ou suplementação de Vitamina D aumenta a testosterona?
Teoricamente, existem duas razões para crer que a vitamina D ajuda a regular a testosterona. Primeiro, ela inibe o processo de aromatização na qual a testosterona é transformada em estrógeno. Segundo, a vitamina D aumenta a sensibilidade dos receptores nas células dentro das glândulas androgênicas que liberam testosterona.
Porém, estudos científicos nem sempre confirmam esta relação entre as duas substâncias e, por isso, não se pode afirmar com certeza que a vitamina D aumenta a testosterona.
Se quiser saber mais sobre o assunto, assista nossa vídeo aula sobre o assunto e descubra:
Valores de referência:
Insuficiência (< 12ng/mL); deficiência (< 20ng/mL); Sugere-se então manter os níveis sanguíneos acima de 30ng/mL, ou mais elevado, em torno de 60ng/mL a 80ng/mL, caso possua patologia associada. A toxidade só ocorre com níveis séricos maiores de 150ng/mL.
Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato.
Um abraço e até a próxima.
Fontes:
https://essentialnutrition.com.br/conteudos/absorcao-vitaminad/
https://www.natue.com.br/natuelife/veja-os-beneficios-da-vitamina-d.html
https://www.instagram.com/p/BUsRNQ8gc5f/?taken-by=gabiwildner