Você sabe qual a influência da música durante o seu treino?
A música é algo muito presente em nosso cotidiano e nos acompanha em muitas atividades do dia a dia. Certamente desde que o mundo é mundo, escutamos música. Acredito que a música é uma das formas de expressão cultural mais universal do planeta. Além disso, com o avanço da tecnologia, ouvir música tornou-se ainda mais fácil e rápido.
Vários são os motivos pelos quais escutamos músicas de maneira voluntária: para nos divertir, relaxar, trabalhar, acalmar, como metodologia de ensino, para nos animar e até como incentivo.
E é neste último ponto que gostaria de chegar.
Você sabe qual a influência da música durante o seu treino?
Você que treina, ou que gosta de fazer qualquer atividade ouvindo música, certamente tem uma sensação de prazer, sente-se mais motivado, percebe melhora no humor e até consegue se concentrar melhor durante a prática. Para você que é atleta, aquela música pré jogo é algo bem estimulante, certo?
Saiba que isso tem explicação!
Uma revisão de literatura feita pelo professor Peter Terry e publicada pela Associação Americana de Psicologia (American Psychological Association) analisou pelo menos 139 estudos relacionados aos benefícios da música na atividade física.
A pesquisa indica que a música, de fato, produz vários benefícios inter-relacionados no contexto de exercícios e tarefas relacionadas ao esporte como: estimulante e relaxante. A música, quando usada durante a atividade física, provoca efeitos positivos como a distração aos praticantes e atletas, nas sensações desagradáveis relacionadas ao esforço físico e consequente fadiga. Portanto, ajuda a diminuir essas sensações e auxilia a prologar o tempo em atividade.
O estudo também revela que a música usada durante a atividade física pode contribuir para os efeitos ergogênicos como: aumento de força, potência e resistência.
Um bom é exemplo quando corremos, estamos malhando, ou até no treino de uma aula funcional. Ao escrutar uma música, temos a sensação de que conseguimos um pouco mais. Se antes você conseguia correr 30min, escutando uma boa música – claro que aquela do seu gosto- você acaba correndo para além deste tempo.
Estímulo Relaxante…
Ao contrário do estimulo incentivador, a música também tem eficácia relaxante quando fornece efeitos de recuperação após atividade física de intensidade moderada e alta intensidade. A música tem a capacidade de induzir uma série de mudanças fisiológicas, envolvendo respiração, frequência cardíaca, concdutância da pele, padrões motores, resposta neuroendócrina e função imunológica.
Bom, não existe uma regra específica para qual tipo de música escutar durante a prática da atividade.
Vale lembrar que o estímulo gerado através da música, ainda depende de outras variáveis: o estilo que se gosta, o local, a familiaridade com a música, a idade, a intensidade da atividade entre outras variáveis.
O Importante é que a música é uma ótima ferramenta que auxilia durante a prática de atividade física. Independente do estilo que você gosta, o importante é que ao ouvir a música, ela consiga atingir o objetivo.
Agora duas dicas importantes: cuidado com os volumes dos fones e não se distraia muito com a música!
No mais, bons treinos!
Imagem de StockSnap por Pixabay